Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17783
Título: Etnia e ciência no conhecimento do livro: a América Latina - Males de Origem de Manoel Bonfim
Autor(es): Medeiros, Jeferson Joyly dos Santos
Palavras-chave: História da América Latina
Etnia
História cultural
Livro didático
Data do documento: 2010
Resumo: O presente artigo apresentado ao Curso de licenciatura plena em História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) resultado do projeto de iniciação científica (PIBIC) tem como diretrizes de estudo uma analise sobre: ETNIA E CIÊNCIA NO CONTEXTO DO LIVRO: A AMÉRICA LATINA – MALES DE ORIGEM DE MANOEL BOMFIM, visibilizando a contribuição para ampliar a reflexão sobre as relações da sociedade com a quebra do estereótipo introduzido no Brasil acerca do pensar histórico no âmbito cultural. Na busca para o entendimento das ações, tentaremos interpretar e problematizar o livro: América Latina – Males de Origem (1905) no qual coloca o autor no ápice da reminiscência. O contexto apresentado demonstra como a América Latina estava relacionada em sua política modernizadora em relações do passado, advindas de relações parasíticas em preconceitos apresentados sobre diversas formas de justificação cientifica, que naturalizados como verdade, permearam a falta de políticas públicas e abrangeram a origem da discriminação racial e étnica das populações advindas do regime escravista. Nossa metodologia é pautada nos conceitos de Representação de Roger Chartier e nosso método de procedimento vai ao encontro do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. No Brasil temos uma grande discussão sobre etnia e ciência, onde se julga a inexistência do preconceito cientifico/histórico, nosso estudo tentará abordar como essa discussão se encontra entre o fim do século XIX e início do século XX, na obra desse referido autor.
Descrição: MEDEIROS, Jeferson Joyly dos Santos. Etnia e ciência no conhecimento do livro: a América Latina - Males de Origem de Manoel Bonfim. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17783
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeferson Joyly dos Santos Medeiros.pdf438.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.