Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17784
Título: Filosofia como mecanismo de combate ao bullying
Autor(es): Souza Filho, José Geraldo Moura de
Palavras-chave: Ensino de filosofia
Bullying
Ensino fundamental
Cidadania
Data do documento: 23-Nov-2018
Resumo: Este artigo analisa como o ensino da disciplina filosofia tem sido utilizado nas turmas do Ensino Fundamental II de uma escola particular inserida no Estado de Pernambuco, para intervir contra o bullying dentro da sala de aula. O bullying que é uma prática de desrespeito e agressão, devendo ser discutida e combatida para que assim seja propiciado ao educando um convívio social pacífico e um ambiente educativo proveitoso. O tema bullying tem gerado grande polêmica assim como também é foco de estudo de muitos profissionais por referir-se a atitudes hostis e agressivas que ocorrem nas relações interpessoais. A filosofia é caracterizada como uma reflexão crítica e sempre associada à formação de uma cidadania plena e participativa. Sendo assim, ela pode ser um instrumento eficaz para despertar a reflexão sobre preconceitos e combater as consequentes atitudes desrespeitosas decorrentes deles. A pesquisa pretende contribuir com seus resultados para que educadores e educandos ampliem suas reflexões acerca da temática.
Descrição: SOUZA FILHO, José Geraldo Moura de. Filosofia como mecanismo de combate ao bullying. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17784
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Geraldo Moura de Souza Filho.pdf432.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.