Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17789
Título: Aspectos populacionais e microhabitat de Pugilina tupiniquim (GASTROPODA: MELONGENIDAE) em um estuário hipersalino (RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL)
Autor(es): Santos, Daiane Rodrigues dos
Palavras-chave: Gastropoda
Estuário hipersalino
Pugilina tupiniquim
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: Os moluscos são um dos grupos mais bem representativos para regiões estuarinas, tendo como um dos principais representante a classe Gastropoda. A família Melongenidae é um dos grupos representante dessa diversidade, caracterizada relativamente por um grupo pequeno e compacto, com espécies distribuídas em regiões tropical e subtropical de águas rasas. No Brasil, a única espécie representante da família Melongenidae é Pugilina tupiniquim amplamente distribuída ao longo da costa brasileira, utilizada em regiões estuarinas como fonte de alimentação e matéria prima no zooartesanato, sendo necessários estudos que ampliem os conhecimentos com fins de gerar subsídios para conservação e monitoramento. Assim, o presente estudo objetivou-se caracterizar os aspectos populacionais de P. tupiniquim e os diferentes microhabitat e comportamentos, em um estuário hipersalino do Rio Tubarão, Macau, Rio Grande do Norte. Foram utilizados transectos de 20 x 4 m de comprimento (80 m de área) paralelos à linha de costa aleatoriamente, nos períodos diurno e noturno na baixa maré, os indivíduos de P. tupiniquim avistados foram quantificados e medidos cuidadosamente. Foram realizados 2 71 transectos, sendo 35 diurnos e 36 noturnos, perfazendo uma área total amostrada de 5.680 m², registrando uma abundância total de 513 indivíduos de P. tupiniquim, com uma média de 7,2 (±8,4) ind/transecto, calculando uma densidade máxima de 1,1 ind/m , com maiores valores registrados no período diurno. Em relação a estrutura de tamanho observou-se uma média de 7,2 cm (±1,19), variando de 1,3 a 13,5 cm, apresentando uma estrutura de tamanho composta por uma maior abundância de subadultos e jovens. Observou-se diferentes comportamentos desenvolvidos por P. tupiniquim, sendo os comportamento mais ativos desenvolvidos no período noturno. No 2 comportamento predatório demonstrou-se um predador ativo com preferência alimentar sobre o bivalve Anomalocardia flexuosa. Registrou-se a presença de 6 massas de ovos sobre substratos consolidados. Diferentes substratos compõem o microhabitat e o habitat, com os fundos de lama correspondendo ao principal substrato, confirmam as exigências ecológicas de P. tupiniquim frisando a preferência por ambiente de fundos lamosos. Por tanto, a estrutura da população de P. tupiniquim estudada é composta por indivíduos em todos os estágios de vida. Mostrando-se como uma espécie de vida sedentária, com comportamentos ativos no período noturno, sugerindo ser um animal de hábitos noturnos. Além de apresentar um significativo papel ecológico no ambiente, demonstrando-se predador ativo de outros moluscos, com reprodução observada durante todo ano. Sendo assim, importante o desenvolvimento de políticas de proteção dos habitats como garantia de desenvolvimento da espécie além de outras espécies com importância ecológica e econômica.
Descrição: SANTOS, D. R. dos. Aspectos populacionais e microhabitat de Pugilina tupiniquim (GASTROPODA: MELONGENIDAE) em um estuário hipersalino (RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL). 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17789
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daiane Rodrigues dos Santos.pdfPDF - Daiane Rodrigues dos Santos13.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.