Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17790
Título: Avaliação da capacidade funcional, força muscular periférica e qualidade de vida em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos a hemodiálise
Autor(es): Guimarães, Lívia Madalena Ventura
Palavras-chave: Hemodiálise
Força muscular
Qualidade de vida
Insuficiência renal crônica
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: Introdução: A insuficiência Renal Crônica (IRC) consiste em perda da função reguladora e excretora dos rins. O tratamento é através da Terapia Renal Substitutiva (TRS) sendo a mais comum a Hemodiálise (HD). Objetivo: Avaliar a capacidade funcional, a força muscular periférica e analisar a qualidade de vida de indivíduos com IRC e submetidos à HD. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal. Foram avaliados 30 indivíduos com IRC submetidos a HD, ambos os sexos, idade acima de 18 anos. Coleta realizada na Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), pacientes em pré-diálise, nos meses de Março e Abril de 2018 e frequência de 3 a 5 vezes/semana. Foi aplicado o teste de sentar e levantar (TSL-30s) para avaliar a capacidade funcional, a Dinamometria (DNM) com dinamômetro manual da marca Crown Manual- 50KGF para mensurar a Força de Preensão Palmar (FPP) em ambas as mãos, em triplicata selecionando o melhor resultado; e o questionárioSF-36 utilizado para analisar a qualidade de vida (QV). Análise de dados: Dados apresentados por Média e Desvio padrão. Foi utilizado o Software estatístico GraphPad Prism versão 6.0 para Windows. Resultados: Verificado redução na capacidade funcional (CF) onde os indivíduos realizaram 5-15 repetições (10,4±2,5); FPP abaixo dos valores estimados com lado dominante (26,9±10,8) superior ao não dominante (25,2 ± 9,6); verificado queda na QV onde os indivíduos atingiram escore abaixo de 60 (59,7±12,4) no questionárioSF-36 sendo ainda pior quando analisados por domínios individuais. Conclusões: Indivíduos com IRC submetidos a HD possuem declínio na CF, força muscular periférica e na QV.
Descrição: GUIMARÃES, L. M. V. Avaliação da capacidade funcional, força muscular periférica e qualidade de vida em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos a hemodiálise. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17790
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lívia Madalena Ventura Guimarães.pdfPDF - Lívia Madalena Ventura Guimarães14.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.