Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17791
Título: Modelo de um protocolo de avaliação fisioterapêutica para trabalhadores acometidos por LER/DORT atendidos em um centro de assistência e reabilitação em saúde do trabalhador
Autor(es): Silva, Luciana de Sousa Coelho da
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Doenças ocupacionais
Protocolos clínicos
Transtornos por traumas cumulativos
Data do documento: 5-Jun-2018
Resumo: Os sintomas de dor relacionados ao trabalho são reconhecidos desde a antiguidade e se tornaram mais evidentes com a chegada da Revolução Industrial, que passou a exigir dos trabalhadores um esforço superior ao suportado por sua capacidade física funcional individual. Atualmente, os desgastes de estruturas musculoesqueléticas decorrentes de sobrecarga ocupacional são denominados de LER/DORT (Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e compreendem um conjunto de afecções que afetam principalmente os membros superiores. O objetivo deste trabalho é elaborar através de uma revisão de literatura um modelo de protocolo de avaliação fisioterapêutica para trabalhadores diagnosticados com LER/DORT atendidos no Centro Regional de Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador da Cidade de Campina Grande (CERAST - CG). A pesquisa caracterizou-se como uma revisão de literatura com a finalidade de se realizar uma investigação em artigos, revistas, dissertações e teses nas bases de dados eletrônicos SciELO, LILACS e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) dos principais aspectos relacionados às características biopsicossociais das LER/DORT e de sua avaliação terapêutica. Conclui-se que as LER/DORT geram repercussões em âmbitos biológico, psicológico e social e que a implementação do protocolo aqui proposto pode atuar como um instrumento para auxiliar os diversos profissionais envolvidos na assistência do trabalhador com LER/DORT a desenvolverem práticas de intervenção e promoção à saúde desses trabalhadores.
Descrição: SILVA, L. de S. C. da. Modelo de um protocolo de avaliação fisioterapêutica para trabalhadores acometidos por LER/DORT atendidos em um centro de assistência e reabilitação em saúde do trabalhador. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17791
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana de Sousa Coelho da Silva.pdfPDF - Luciana de Sousa Coelho da Silva17.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.