Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17796
Título: A Pilha de Volta: Uma intervenção histórico-problematizadora e midiática
Autor(es): Vicente, Samira Arruda
Palavras-chave: História da Ciência
Ensino de Ciências
Eletricidade
Alessandro Volta
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: A inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências ainda enfrenta vários desafios, apesar do crescente número de pesquisas envolvendo propostas e justificativas. Dentre os desafios está o de associar a pesquisa historiográfica com a pesquisa educacional, de forma a evitar distorções históricas ao mesmo tempo em que se coloca em destaque a necessidade de pensar a sala de aula, principalmente aquela da Educação Básica. O presente trabalho tem por objetivo, a partir da elaboração de uma narrativa histórica utilizando o episódio histórico de Alessandro Volta (A Pilha), inserir recursos didáticos de natureza experimental e midiática numa proposta didática para turmas de terceiro ano médio. Foram planejados quatro encontros, sendo dois de 45 minutos e dois de 90 minutos, de maneira intercalada, para a aplicação da proposta. No primeiro encontro partimos de um recorte de “Frankenstein” para trabalhar os estudos sobre a eletricidade animal que surgiram por volta de 1770 sob o comando de Laura Bassi (1711 – 1778) e Luigi Galvani (1737 – 1798), como forma de contextualizar e situar o aluno sobre as investigações científicas. Junto à problematização, usamos uma mídia, desenvolvida e construída em uma das fases da pesquisa e que orientou e permeou as discussões ao longo da intervenção na sala de aula. No segundo encontro utilizamos um experimento científico, o eletróforo; em seguida trabalhamos a controvérsia entre Galvani e Alessandro Volta (1745 – 1827) sobre a existência ou não de uma eletricidade animal. No terceiro encontro focamos na relação entre pares metálicos e o experimento realizado por Galvani (dissecar uma rã e submeter a choques elétricos) e o experimento realizado por Volta (uso do eletróforo). No último momento os alunos desenvolveram uma pilha elétrica segundo as descrições de Volta apresentadas através de uma carta a Sociedade Real e iniciamos o estudo de circuito simples caracterizando as semelhanças como a pilha elaborada. Concluindo, o uso de diferentes abordagens metodológicas pode superar as possíveis limitações de seu uso isolado no ensino, e foi corroborada pelos resultados da aplicação das atividades e dos momentos de discussão.
Descrição: VICENTE, S. A. A Pilha de Volta: Uma intervenção histórico-problematizadora e midiática. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17796
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samira Arruda Vicente.pdfPDF - Samira Arruda Vicente34.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.