Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17797
Título: Processo de ocupação populacional e mudanças ambientais nas imediações do Sítio Louzeiro, Campina Grande - PB
Autor(es): França, Isis Karoliny Paulo de
Palavras-chave: Meio ambiente
Degradação ambiental
Mudança ambiental
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: A cada dia somos mais númerosos, usamos cada vez mais os recursos naturais e vivemos em um complexo cenário de um mundo globalizado, que leva a sociedade a realizar ações no meio em que vive. Essas ações desencadeiam uma pressão sob os recursos naturais. Degradação é o que podemos definir como um desgaste ou uma destruição das condições ambientais ou do habitat de uma coletividade, a degradação ambiental pode acontecer pela ação do homem ou de forma natural. Desse modo sempre haverá uma perda da qualidade de vida, que pode ser mais duradoura ou mais rápida, em virtude das alterações ambientais. E essas alterações podem ser classificadas como biofísicas, que provocam alterações na fauna e na flora, podendo trazer eventuais prejuízos na biodiversidade e ao ecossistema como um todo. Abordando esse contexto, este trabalho visa compreender o processo evolutivo da degradação ambiental no Sítio Louzeiro, localizado em Campina Grande – PB, desencadeado por problemas causados por ações do dia-a-dia das comunidades do entorno. O objetivo deste trabalho oportunizará conhecer um pouco mais sobre os tipos de degradação do espaço abordado, tanto do ponto de vista social como ambiental e permitir relacionar seu cotidiano das famílias que alí residem ao conhecimento científico. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa básica, cuja abordagem do problema foi qualitativa, com o auxílio de pesquisas bibliográficas, estudos de campo e aplicação de questionário. Ao por em prática que um dos maiores problemas a observa-se foi o esgotamento a céu aberto, acúmulo de resíduos sólidos, desgaste da camada superficial do solo e extinção da vegetação nativa.
Descrição: FRANÇA, I. K. P. de. Processo de ocupação populacional e mudanças ambientais nas imediações do Sítio Louzeiro, Campina Grande - PB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17797
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isis Karoliny Paulo de França.pdf3.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.