Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17798
Título: Paraíso dos homens: da estrutura familiar patriarcal à desconstrução do discurso pejorativo
Autor(es): Assis, Jhonatan Alisson de
Palavras-chave: Espaço sociocultural
Base familiar
Produção espacial
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: Os movimentos de mudanças sociais no decorrer da história refletem na realidade do espaço sociocultural, ocasionando problemas urbanos, que atingem principalmente as classes menos favorecidas. Este trabalho tem como objeto de estudo o Paraíso dos Homens, no domínio dos aspectos de maior influência do possível rompimento da estrutura familiar patriarcal em Juripiranga-PB, ressaltando qual dos elementos têm relevância na desconstrução do discurso pejorativo. A investigação, de caráter exploratório, realizou a coleta de materiais, através de contatos com pessoas que vivenciaram o momento no espaço pesquisado, através de entrevistas, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na busca de acobertar uma construção teórica e observação in loco, realizou a coleta de materiais. Esta coleta auxiliou a análise que explicitou o fenômeno do município e, a relação entre a produção espacial e o impacto local, o que subsidiou as respostas às questões da pesquisa, através dos objetivos constituídos: explicar o fenômeno das atividades econômicas realizadas pelas famílias durante acontecimentos dos anos 60; avaliar a importância e repercussão na quebra das convenções sociais do homem provedor de uma estrutura familiar patriarcal; compreender a base familiar, como agentes sociais que permitiram o desenrolar dos fatos; desconstruir o mito do homem preguiçoso através da análise das contradições vivenciadas no município, com as observações de como o fenômeno ocorreu e está descrito em determinadas períodos do ano e investigar materiais empíricos e históricos, e a estreita relação sociocultural do contexto das atividades do município sobre o tema estudado, norteia-se na tentativa de contradizer o peso pejorativo do fato e buscar expor os fatos reais.
Descrição: ASSIS, J. A. de. Paraíso dos homens: da estrutura familiar patriarcal à desconstrução do discurso pejorativo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17798
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jhonatan Alisson de Assis.pdf2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.