Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17803
Título: | O teatro na escola: Da construção cênica à visão do espectador sobre as ideias do calor ao longo da história |
Autor(es): | Silva, Daniely Maria Oliveira da |
Palavras-chave: | História da Ciência Divulgação científica Calor Teatro |
Data do documento: | 19-Jun-2018 |
Resumo: | Neste trabalho trazemos resultados do projeto: O TEATRO NA ESCOLA: DA CONSTRUÇÃO CÊNICA À VISÃO DO ESPECTADOR SOBRE AS IDEIAS DO CALOR AO LONGO DA HISTÓRIA, cujo objetivo é investigar as relações entre o teatro científico e a divulgação científica, atentando-se ao estudo teórico e criação do texto dramatúrgico sobre aspectos históricos e conceituais do calor para divulgação cie ntífica e também ao olhar do espectador diante da obra dramatúrgica encenada. Neste trabalho apresentamos resultados relacionados ao estudo teórico sobre divulgação cientifica e sua relação com o teatro, do texto Concepções sobre a natureza do calor em diferentes contextos históricos, de autoria de (SILVA, FORATO E GOMES, 2013), em que investigamos aspectos históricos e conceituais acerca das diversas interpretações que o conceito de calor apresentou ao longo da história, também uma breve discussão sobre o roteiro dramatúrgico utilizado para a produção da peça de teatro, e do estudo empírico relacionado à produção da peça de teatro como também resultados relacionados às apresentações da peça de teatro Ah, esse Calor!. Na descrição metodológica apresentamos as ações desenvolvidas para a execução e conclusão desta pesquisa. Diante do que realizamos é possível refletir sobre a importância da busca dessa relação entre a Ciência e a arte, em especial do teatro como meio de comunicação para tal, uma vez que pudemos constatar nas diversas atividades desenvolvidas durante os estudos e processo de criação, uma nova possibilidade de divulgar assuntos e temas de e sobre Ciências nas escolas, fazendo com que alunos, pais de alunos, professores e comunidade escolar, possam ter acesso os conhecimentos científicos que ainda não foram abordados na escola. Depois da realização das encenações podemos perceber o poder que o teatro tem em divulgar a mensagem científica de forma mais prazerosa, e atrativa para todos. |
Descrição: | SILVA, D. M. O. da. O teatro na escola: Da construção cênica à visão do espectador sobre as ideias do calor ao longo da história. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17803 |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniely Maria Oliveira da Silva.pdf | PDF - Daniely Maria Oliveira da Silva | 20.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.