Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17806
Título: A potencialidade turística da Pedra do Ingá - PB
Autor(es): Benício, Edgley Vidal
Palavras-chave: Turismo
Ecoturismo
Diversidade turística
Cultural
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: O turismo é uma fonte de divisas que contribui para o desenvolvimento de uma região. Tendo em vista que a Paraíba possui uma vasta riqueza na área do ecoturismo devido a sua diversidade de recursos naturais e culturais, dentre elas as festas populares, as belas praias no litoral, os sítios arqueológicos, as depressões sertanejas entre outros. O presente trabalho tem como objeto de estudo o potencial turístico da pedra Itacoatiara na cidade de Ingá-PB, reconhecido como um monumento histórico da humanidade. A investigação, de caráter exploratório, realizou a coleta de materiais, através de contatos com moradores, turistas e profissionais da arqueologia e de outras áreas devido as suas figuras rupestres da área pesquisada, que responderam a um questionário, o que subsidiou as respostas ás questões da pesquisa, através dos objetivos instituídos: diagnosticar o atual estado de conservação e preservação do Sítio Arqueológico. Avaliar as políticas públicas adotadas pelo poder público para divulgação e valorização do monumento histórico e ressaltar as potencialidades locais relacionadas ao segmento turístico. A metodologia aplicada na pesquisa está caracterizada pela utilização de abordagem descritiva e explicativa, buscando a relação da participação de fatores tais como ambientais, sociais e políticos. Apesar das Itacoatiara está inserido nos roteiros do ecoturismo do Estado e ser eleita pela Assembleia Legislativa uma das sete maravilhas da Paraíba, pouco se tem feito nos últimos anos para sua divulgação e expansão para o crescimento da atividade turística na cidade. Esta pesquisa foi realizada com intuito de analisar a diversidade turística do local visando a sua valorização cultural e relevando o desenvolvimento sócio econômico com a prática da atividade.
Descrição: BENÍCIO, E. V. A potencialidade turística da Pedra do Ingá - PB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17806
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edgley Vidal Benício.pdf1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.