Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17814
Título: Avaliação da Síndrome Metabólica dos militares do Segundo Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba
Autor(es): Alves, Luiz Paulo Martins Ferreira
Palavras-chave: Dislipidemia
Obesidade
Fatores de risco
Síndrome Metabólica
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: A Síndrome Metabólica é constituída pela presença de vários fatores de risco à saúde, como dislipidemia, resistência à insulina, hipertensão arterial e obesidade. O diagnóstico é dado quando o individuo apresentar, ao mesmo tempo, três ou mais fatores de risco (Circunferência abdominal (CA): mulheres > 88 cm e homens > 102 cm; Triglicérides: ≥150 mg/dL; Colesterol HDL: mulheres < 50 mg/dL e homens < 40 mg/dL; Pressão arterial sistêmica: ≥130 e/ou 85 mmHg; Glicemia em jejum: ≥110 mg/dL. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a prevalência da síndrome metabólica em bombeiros militares do Segundo Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba localizado no município de Campina Grande – PB. A coleta de dados foi do tipo documental e obtida nos arquivos na forma de prontuários do Laboratório de Análises Clínicas (LAC) – UEPB. A prevalência da Síndrome Metabólica foi observada em 14% da população estudada, sendo a glicemia de jejum o critério que teve maior alteração. Dessa forma, conclui-se que os resultados apresentados poderão ser úteis no direcionamento e otimização de ações voltadas para a prevenção e/ou recuperação da saúde dos militares.
Descrição: ALVES, L. P. M. F. Avaliação da Síndrome Metabólica dos militares do Segundo Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17814
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Paulo Martins Ferreira Alves.pdfPDF - Luiz Paulo Martins Ferreira Alves11.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.