Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17818
Título: Planejamento e síntese de derivados híbridos anilínicos-acridínicos com potencial atividade antibacteriana
Autor(es): Lócio, Lucas Linhares de
Palavras-chave: Fármacos
Atividade bacteriana
Atividade hemolítica
Química medicinal
Bioisosterismo
Data do documento: 11-Ago-2017
Resumo: Segundo a Organização Mundial de Saúde cerca de 10 milhões de pessoas irão morrer por doenças infecciosas em todo mundo até 2050 tendo esse problema associado principalmente a resistência bacteriana. Neste contexto, a busca de antibióticos estruturalmente novos surge como a melhor estratégia para enfrentar essas infecções. Com isso química medicinal surge como uma proposta promissora para a obtenção de moléculas cada vez ativas contra essas infecções. Este estudo tem o intuito de sintetizar, avaliar a atividade antimicrobiana e citotóxica de derivados híbridos anilínicos- acridínicos e seus bioisósteros. Inicialmente foi sintetizado o núcleo 5-metil-2-amino- 1,3,4-Tiodiazol a partir da condensação da tiossemicarbazida com anidrido acético com equivalência molar de 1:1, usando como catalisador o ácido acético em meio etanólico . Em seguida realizou a condensação dos núcleos 5-metil-2-amino-1,3,4-Tiodiazol 2- aminotiazol, 2-amino-1,3,4-Tiodiazol e anilínico com as acridinas através da substituição nucleofílica no aromático, com e equivalência molar de 1:1, usando como catalisador o acido clorídrico e DMF como solvente. Foram realizados ensaios in vitro para os testes de avaliação da ação antibactericida dos compostos, averiguando a atividade dos núcleos isolados e dos seus derivados híbridos, através da determinação concentrações inibitórias mínimas usando a método de microdiluição em caldo como proposto na pelo CLSI M7-A6, 2012, frente às cepas das bactérias Staphylococcus aureus (ATCC 25923) e Escherichia coli (ATCC 25922). Também foi realizado testes de toxicididade in vitro através da avaliação atividade hemolítica dos compostos. Os resultados mostram que os compostos apresentam rota sintética viável, já que todos os compostos rendimentos satisfatórios (acima de 50%). Através de espectroscopia de infravermelho e RMN de 1^H e RMN de 13^C do composto LLAC02 se observou deslocamentos determinantes para caracterizar o sucesso da reação. Portanto, nessa pesquisa foi possível sintetizar nove moléculas, um intermediário e oito finais, determinar suas características físico-químicas básicas, avaliar sua atividade hemólise sugeriram que os compostos não apresentam citotoxidade significante e os testes antibactericídas mostraram que não teve atividade bactericida, provavelmente devido à dificuldade de solubilização dos compostos.
Descrição: LÓCIO, L. L. de. Planejamento e síntese de derivados híbridos anilínicos-acridínicos com potencial atividade antibacteriana. 2017. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17818
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Linhares de Lócio.pdfPDF - Lucas Linhares de Lócio18.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.