Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17833
Título: Imagens que contam histórias: uma análise do uso da iconografia nos livros de história
Autor(es): Santos, Wagner Félix dos
Palavras-chave: Ensino de história
Iconografia
Livro didático
Fontes visuais
Fontes históricas
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: A incorporação e valorização das novas fontes históricas, inclusive as fontes visuais, possibilitadas pela Nova História, pelo advento da tecnologia e por uma nova visão sobre os documentos históricos, permitiu aos historiadores expandir as questões estudadas, seus interesses e suas investigações. Neste artigo, depois de abordar um breve estudo sobre as fontes visuais, estudaremos seu uso nos Livros Didáticos, especificamente no 6º ano do Ensino Fundamental. Verificamos que muitos livros utilizam imagens apenas como complemento ao texto e que os alunos e alunas não têm uma boa compreensão das fontes iconográficas, para debatermos esse tema e buscar um melhor uso dessa riquíssima fonte histórica, iremos verificar sua presença nos livros didáticos, tratando-as como documentos, investigando os seus processos de seleção com uma visão crítica e imparcial. Os usos de imagens devem nos permitir fazer novas perguntas que vão além de mera ilustração, buscando o próprio protagonismo dessa fonte como de seu uso em conjunto com o texto para um melhor entendimento dos alunos e alunas nas instituições de ensino.
Descrição: SANTOS, W. F. dos. Imagens que contam histórias: uma análise do uso da iconografia nos livros de história. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17833
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wagner Félix dos Santos.pdf656.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.