Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17837
Título: Avaliação da qualidade da água de cisternas do Distrito de São João da Mata – PB
Autor(es): Almeida, Hosana Maria Lima de
Palavras-chave: Armazenamento de água
Cisternas
Qualidade da água
Data do documento: 27-Jun-2018
Resumo: A água é essencial para a vida no planeta terra, sua existência é fundamental para os processos biológicos dos seres humanos. Este trabalho objetivou avaliar a qualidade físico- química e microbiológica de amostras de água de cisternas da zona rural de São José da Mata, distrito de Campina Grande, estado da Paraíba. As cisternas foram construídas para abastecer famílias carentes da zona rural que sofriam com a forte estiagem da região Nordeste, sendo armazenadas águas pluviais pelo sistema de calhas. As coletas para as análises ocorreram nos meses de maio a junho de 2018, no qual foram avaliadas dez reservatórios. Foram determinados os ensaios físico-químicas de sólidos totais, condutividade elétrica, turbidez, pH e cor. As análises microbiológicas realizadas foram, ausência ou presença de coliformes totais, coliformes termotolerantes e Escherichia coli, e contagem de bactérias heterotróficas. Diante dos resultados apresentados, constatou-se que as amostras de águas das cisternas analisadas encontravam-se fora dos padrões de potabilidade da legislação vigente, pelas condições higiênicas, devendo esta água sofrer algum processo de tratamento para o consumo humano, mostrando-se ainda um grande desafio para a aptidão da saúde e de ações de controle e vigilância da qualidade da água.
Descrição: ALMEIDA, H. M. L. de. Avaliação da qualidade da água de cisternas do Distrito de São João da Mata – PB. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17837
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hosana Maria Lima de Almeida.pdfPDF - Hosana Maria Lima de Almeida25.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.