Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17841
Título: Educação Física Escolar e Língua Portuguesa uma experiência interdisciplinar: No Ensino Fundamental
Autor(es): Oliveira, Lindaura Macário de
Palavras-chave: Educação Física
Educação Física escolar
Língua Portuguesa
Interdisciplinaridade
Data do documento: 28-Jun-2018
Resumo: Este estudo teve como objetivo desenvolver e analisar ações pedagógicas que potencializassem uma aprendizagem significativa através da articulação dos componentes curriculares: Educação Física e Língua Portuguesa com ênfase nas várias formas de linguagem. A referida pesquisa foi realizada com alunos dos 5º anos de uma Escola Pública localizada no município de Caruaru – Pernambuco. A abordagem metodológica utilizada na Pesquisa-Ação foi qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário inicial, aplicado antes da intervenção e outro após, também foram utilizados a observação participante com uso de diário de campo e registros reflexivos. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Para tanto, eles foram organizados em categorias elencadas com base nos termos utilizados pelos respondentes. Observou-se que as percepções de alguns respondentes antes da intervenção quanto aos conceitos do que é Educação Física, aprendizagem e a relação entre os componentes Educação Física e Língua Portuguesa foram depreciativas. Durante a intervenção, as atividades propostas foram realizadas com êxito, de modo que foi possível identificar a mudança nas percepções dos respondentes após a intervenção. Eles foram unânimes em afirmar que as aulas de Educação Física ajudaram a aprender Português e, quanto os assuntos que aprenderam nas aulas de Educação Física, eles não só fizeram referência a Português, mas também a matemática e pluralidade cultural. Dentre os assuntos de Português aprendidos, eles evidenciaram os diferentes tipos de linguagens. Conclui-se que a Pesquisa- Ação contribuiu para que os participantes formassem novos conceitos e valores acerca da articulação dos conteúdos de Educação Física e Língua Portuguesa, visto que eles tinham uma percepção depreciativa desse componente, conforme dados constatados no questionário inicial. Durante e após a intervenção evidenciou-se uma mudança significativa no tocante a real importância da vivência das práticas corporais proposta nesta pesquisa, bem como a sua relação com os diferentes tipos de linguagem presente nas aulas de Educação Física.
Descrição: OLIVEIRA, L. M. de. Educação Física Escolar e Língua Portuguesa uma experiência interdisciplinar: No Ensino Fundamental. 2018. 79f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17841
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lindaura Macário de Oliveira.pdfPDF - Lindaura Macário de Oliveira26.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.