Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17844
Título: Determinação das propriedades termofísicas do pseudofruto do caju
Autor(es): Silva, Valneide Rodrigues da
Palavras-chave: Caju
Pseudofrutos do caju
Propriedades termofísicas
Resfriamento
Data do documento: 25-Jun-2018
Resumo: Os processos térmicos estão entre as mais importantes técnicas da preservação de alimentos. No processamento, propriedades como massa especifica, condutividade térmica, calor específico e difusividade térmica apresentam mudanças substanciais dependendo a composição, da temperatura e da estrutura física. O presente trabalho tem como objetivo determinar as propriedades termofísicas do pseudofruto do caju (Anacardium occidentale). Os pseudofrutos do caju foram obtidos numa propriedade rural, próximo a Campina Grande-PB. As propriedades analisadas foram: massa especifica, definida como a razão entre massa e volume; calor específico obtido através do método das misturas; difusividade térmica, obtida por meio da utilização de um tubo de alumínio, sensores e ganho termostático. Enquanto, a condutividade térmica foi obtida indiretamente através da combinação dos parâmetros determinados experimentalmente. O valor médio da massa especifica foi de 0,86 g/cm , para o calor específico médio encontramos 0,20 cal/h/mC, para a condutividade térmica com e sem convecção de ar foram 393,10 e 212,90 cal/h/mC respectivamente, a média encontrada para difusividade térmica com e sem convecção de ar foi de 0,01066 e 0,0062 m /h, para o coeficiente de filme com e sem convecção de ar o valor médio foi de 52126,98 e 11560,15 m /h. Com estes resultados pôde-se concluir que o resfriamento com convecção de ar demostrou maior eficiência no diminuição da temperatura para os pseudofrutos do caju estudados.
Descrição: SILVA, V. R. da. Determinação das propriedades termofísicas do pseudofruto do caju. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17844
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valneide Rodrigues da Silva.pdfPDF - Valneide Rodrigues da Silva14.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.