Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17859
Título: Sistema de sinalização digital para exibição de anúncios baseados nas características extraídas de pessoas presentes no ambiente
Autor(es): Gomes, Talles Henrique Sousa
Palavras-chave: Visão computacional
Varejo inteligente
Sinalização digital
Sistemas de recomendação
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: Sistemas que selecionam e apresentam anúncios ou outro tipo de informação que coincide com o interesse do usuário presente, mediante análise prévia de informações obtidas, são chamados Sistemas de Recomendação. Esses softwares estão presentes em sites de compras e em sites que o cedem espaços para divulgação de uma marca ou produto. Porém existe necessidade de empresas físicas adaptarem-se às preferências dos consumidores buscando um diferencial competitivo num mercado dinâmico, complexo e concorrido. Empresas tendem a utilizar tecnologias que ofereçam uma experiência diferenciada para os clientes, se enquadrando no conceito de Varejo Inteligente. Nesse sentido, o Marketing, que consiste em uma série de ações sistemáticas visando a adequação das capacidades de uma empresa aos interesses dos consumidores, tem sido amplamente usado. Existe atualmente uma grande quantidade de ambientes, tais como universidades, rodoviárias, aeroportos e eventos em que painéis digitais (e.g., televisores LCD e dispositivos de sinalização digital) são usados para trazer informações às pessoas e promover produtos e serviços. Embora estes dispositivos possam atingir uma grande quantidade de consumidores, os anunciantes contam com pouca informação das pessoas que estão presentes no ambiente, inviabilizando que os anúncios exibidos sejam mais relevantes para essas pessoas, ou dificultando o feedback em relação à audiência da propaganda. Diante disso, é proposto neste trabalho o desenvolvimento de um modelo e protótipo de software para viabilizar a circulação de anúncios contextualizados por meio de painéis digitais em ambientes públicos. Com isso, micro e pequenas empresas do poderão ter acesso ao público-alvo de seus produtos, melhorando sua capacidade competitiva por meio de uma comunicação adequada com o mercado. Além disso, lojas podem utilizar o sistema para realizar recomendações de produtos e serviços direcionados para o respectivo público-alvo.
Descrição: GOMES, T. H. S. Sistema de sinalização digital para exibição de anúncios baseados nas características extraídas de pessoas presentes no ambiente. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17859
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Talles Henrique Sousa Gomes.pdfPDF - Talles Henrique Sousa Gomes12.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.