Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17860
Título: A disponibilidade do zooplâncton influencia na dieta dos peixes juvenis em diferentes mesohábitats? Estudo em um estuário tropical
Autor(es): Olímpio, Maraísa dos Santos
Palavras-chave: Copépodes
Ecologia trófica
Ecologia marinha
Zooplâncton
Data do documento: 8-Jun-2018
Resumo: Os estuários são ecossistemas com alta produtividade biológica e uma heterogeneidade de hábitats que proporcionam recursos e refúgios para a biota marinha, em destaque os peixes. Dentre esses recursos, destaca-se a alta abundância do Zooplâncton, que é importante para a dieta de juvenis e espécies de pequeno porte que habitam tais ecossistemas costeiros. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo relacionar a disponibilidade do Zooplâncton em três Mesohábitats estuarinos (Manguezal, Bancos de Fanerógamas e Planície de Maré Lamosa) e a dieta de quatro espécies de peixes abundantes: Atherinella brasiliensis, Anchoa hepsetus, Rhinosardinia bahiensis e Diapterus rhombeus. O estudo foi realizado no estuário do rio Mamanguape, com programa de amostragem cobrindo o período chuvoso (Junho, julho e agosto de 2015) e seco (outubro e novembro de 2015 e janeiro de 2016) nos três Mesohábitats. Para a captura dos peixes e do Zooplâncton em cada mês, foram feitos três arrastos de praia com o uso da rede beach seine e a rede de plâncton arrastada durante 5 minutos. Foram analisados um total de 723 estômagos, com o registrou-se 72 itens alimentares, que foram representados principalmente por Zooplâncton, Crustáceo e Trematoda. No plâncton, foram registrados 79 taxas nos três Mesohábitats, nos quais os mais abundantes foram Copépodes (77,47%), Naúplio de Cirripedia (18,88%), Zoea de Brachyura (13,4%) e Larva de Gastropoda (3,59%). Todas as espécies em quase todos os Mesohábitats consumiram Copépodes, uma vez que esse item esteve abundante em todos os hábitats, não sendo observada diferença na dieta entre as classes de tamanhos. Para a eletividade alimentar os itens que apresentaram maior seleção ativas pelas quatros espécies foram Calanoida, Harpacticoida, Zoea de Brachyura e Ostracoda. O Zooplâncton mostrou ser um recurso importante para as quatro espécies de peixes durante essa fase do ciclo de vida O uso de diferentes itens do Zooplâncton em cada Mesohábitat, indica ser uma estratégia importante para diminuir a sobreposição, garantindo a ampla utilização desse ecossistema como zona de recrutamento.
Descrição: OLÍMPIO, M. dos S. A disponibilidade do zooplâncton influencia na dieta dos peixes juvenis em diferentes mesohábitats? Estudo em um estuário tropical. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17860
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maraísa dos Santos Olímpio.pdfPDF - Maraísa dos Santos Olímpio71.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.