Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17866
Título: Sentido do sofrimento para os familiares cuidadores de crianças oncológicas em cuidados paliativos
Autor(es): Gomes, Luelly Fiama Almeida de Oliveira
Palavras-chave: Sofrimento
Cuidados paliativos
Familiares cuidadores
Oncologia pediátrica
Data do documento: 11-Jun-2018
Resumo: O presente estudo propõe identificar o possível sentido do sofrimento para familiares cuidadores de crianças oncológicas em cuidados paliativos, partindo da concepção de que em cuidados paliativos o principal é a qualidade de vida, do paciente bem como de sua família, e que para que exista essa qualidade de vida, é preciso que não seja cuidado somente a dor física, mas também que sejam consideradas e cuidadas as dores psicológicas, sociais e espirituais. Participaram do estudo 6 mães que acompanhavam as crianças na casa de apoio. Foram utilizados questionário sócio demográfico, e entrevista semiestruturadas realizadas na casa de apoio para crianças com câncer e analisadas a partir do Discurso do Sujeito Coletivo. Com o estudo conclui-se que nos participantes existe a possibilidade de encontrar o sentido diante o sofrimento de cuidar de uma criança com câncer sendo ela da família na maioria através do amparo Divino, e que este sentido pode ser definido através de diferentes ideias, sendo uma delas a crença, a felicidade e os aprendizados; a respeito da espiritualidade como auxílio do encontro com o sentido em situação de sofrimento, todos os participantes responderam de forma positiva, e alguns atribuíram essa espiritualidade a religiosidade, bem como também todos estiveram de acordo que os cuidados paliativos são importantes para a qualidade de vida do paciente e de toda família.
Descrição: GOMES, L. F. A. de O. Sentido do sofrimento para os familiares cuidadores de crianças oncológicas em cuidados paliativos. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17866
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luelly Fiama Almeida de Oliveira Gomes.pdfPDF - Luelly Fiama Almeida de Oliveira Gomes10.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.