Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17867
Título: O problema sensorial da pessoa com transtorno de espectro autista na ótica da logoterapia: Uma revisão de literatura
Autor(es): Batista, Maria do Socorro de Farias Leite
Palavras-chave: Autismo
Problemas sensoriais
Logoterapia
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: Segundo o DSM-V o TEA- Trnastorno do Espectro Autista consiste em um transtorno do neurodesenvolvimento diagnosticado a partir da observação de comportamentos que mostram déficits sociais, dificuldade no comportamento não verbal, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Os problemas sensoriais não estão dentre os critérios diagnósticos do TEA, mas segundo um estudo de 2004 eles estão presentes em cerca de 70 a 80% das pessoas autistas. Esse problema consiste em uma apreensão distorcida dos estímulos do meio externo através da visão, audição, olfato, paladar e tato, podendo tornar as vivências estressantes e dolorosas. Esse modo de perceber o mundo pode se refletir no comportamento da pessoa autista. O presente estudo visa analisar através de uma revisão de literatura no que consiste e o que leva a pessoa a desempenhar tais comportamentos, que muitas vezes parecem diferentes tornando-os incompreendidos pela sociedade. Para esse análise foi utilizado o referêncial teórico da Logoterapia, criado por Viktor Frankl e sua estrutura de homem, possibilitando compreender como a pessoa autista age atua no mundo como ser espiritual.
Descrição: BATISTA, M. do S. de F. L. O problema sensorial da pessoa com transtorno de espectro autista na ótica da logoterapia: Uma revisão de literatura. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17867
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro de Farias Leite Batista.pdfPDF - Maria do Socorro de Farias Leite Batista17.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.