Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17872
Título: Dança na escola: Uma discussão a partir de documentos legais
Autor(es): Sousa, Rilávia Mendes de
Palavras-chave: Educação Física
Educação Física escolar
Danças
Data do documento: 7-Jun-2018
Resumo: A Educação Física é um componente curricular que tem conteúdos que oferecem diversas possibilidades aos alunos em meio às práticas corporais, embora, haja muito debate acerca dessa temática. A dança na escola tem se mostrado cada vez mais importante para compreender a cultura corporal assim como sua história e seus significados. O presente trabalho tem como objetivo investigar e discutir como a dança na Educação Física está tratada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e nos Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba (RCEF-PB). Trata-se de uma pesquisa enquadrada na metodologia de pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, onde foram analisados textos referentes ao tema a ser abordado. Após as análises e discussões dos documentos legais e trabalhos acadêmicos relacionados a temática em questão, foi possível identificar que existe muito material no qual o professor de Educação Física pode se apropriar e trabalhar com as danças em suas aulas, visto que em alguns trabalhos acadêmicos os autores apontam que muitos profissionais encontram como dificuldades a falta de conteúdo disponível, falta de estrutura em materiais didáticos. Portanto, podemos considerar que as danças proposta pelos documentos legais, mais precisamente na Base Nacional Comum Curricular, já que a mesma está em vigor em todas as instituições de educação básica do país, as danças de cenário regional, nacional e mundial, são temas provenientes do componente curricular Educação Física, já o processo criativo, improvisação, fatores de movimento e composição coreográfica são basicamente temas a serem trabalhadas no Componente Curricular Artes.
Descrição: SOUSA, R. M. de. Dança na escola: Uma discussão a partir de documentos legais. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17872
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rilávia Mendes de Sousa.pdfPDF - Rilávia Mendes de Sousa7.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.