Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17878
Título: Proposta de recuperação de área degradada em um lixão desativado no município de Mamanguape – PB
Autor(es): Souza, João Batista de
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Planejamento ambiental
Solos
Espécies vegetais
Data do documento: 12-Jun-2018
Resumo: Segundo a lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelecendo um prazo até o ano de 2020 para todos os municípios brasileiros atenderem o manejo correto dos resíduos sólidos descartados, no entanto uma boa parte dos municipios brasileiros ainda permanecem com os lixões a céu aberto. Uma das estratégias para a reabilitação de áreas contaminadas é a fitorremediação, que consiste na introdução de espécies vegetais altamente especializadas em acumular concentrações de metais pesados em seus tecidos, as plantas e sua comunidade microbiana associados degradam, sequestram ou imobilizam poluentes presentes no solo. Esta pesquisa objetiva a elaboração de um referencial teórico e uma proposta de roteiro para a elaboração do Plano Ambiental de Recuperação do lixão de Mamanguape, localizado no Litoral Norte da Paraíba. Para atender aos objetivos do trabalho, primeiramente é apresentado um referencial básico, constituído por conceitos, metodologias administrativas e ambientais, acrescidos de recomendações sobre o recolhimento de informações necessárias ao adequado desenvolvimento do processo de planejamento. Os principais impactos do lixão são a lixiviação e a geração de gases tóxicos já que é feito a queima de resíduos no local e de chorume. De um modo geral, para a realização de um melhor diagnóstico dos efeitos da disposição inadequada dos resíduos sobre o solo na referida área, será realizar análises laboratoriais O trabalho teve como objetivo principal a caracterização de forma exploratória dos níveis de fertilidade dos vegetais presentes no lixão e sua resistência aos metais pesados, como indicativos do grau de contaminação do solo provenientes do descarte irregular dos resíduos de Mamanguape-PB.
Descrição: SOUZA, J. B. de. Proposta de recuperação de área degradada em um lixão desativado no município de Mamanguape – PB. 2018. 52f. Monografia (Especialização em Gestão e Auditoria Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17878
Aparece nas coleções:I - EGAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Batista de Souza.pdfPDF - João Batista de Souza13.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.