Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17879
Título: Dinâmica de cianobactérias e cianotoxinas no reservatório hipertrófico de Tapacurá, Pernambuco
Autor(es): Lima, Victor Hugo Moreira de
Palavras-chave: Qualidade da água
Ciantoxinas
Cianobactérias
Abastecimento de água
Data do documento: 9-Jun-2018
Resumo: Um dos principais fatores que afetam a qualidade da água nos reservatórios nordestinos é a descarga excessiva de nutrientes no corpo d’água, ocasionando o processo de eutrofização e consequentemente, o crescimento excessivo de organismos fitoplanctônicos, com dominância de cianobactérias. As florações de cianobactérias causam impactos sociais, econômicos e ambientais principalmente pela produção de cianotoxinas que podem afetar a saúde de muitos animais inclusive do homem. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo avaliar a potencialidade tóxica de florações de cianobactérias presentes no reservatório de Tapacurá. Foram realizadas seis coletas, no período de janeiro a junho de 2017, sendo analisadas a composição de cianobactérias e a determinação da concentração de cianotoxinas pelo método imunoenzimáticos (ELISA) com kit comercial Abraxis . A concentração celular de cianobactérias no reservatório não revelou uma tendência sazonal clara de aumento ou diminuição ao longo do período estudado, apesar de observarmos uma menor concentração média de células no período chuvoso. O mês de março de 2017, período seco, apresentou maiores valores médios de células, sendo estes 5.430.827 cél.mL^-1.As espécies de cianobactérias mais representativas nos períodos de coleta, foram: Microcystis sp. e Raphidiopsis mediterranea. Foram detectados no reservatório no meses de janeiro, fevereiro e março as seguintes concentrações de microcistinas, 25,77 μg/L, 8,7 μg/L e 8,2 μg/L, respectativamente. As concentrações de cilindrospermopsina e saxitoxinas permaneceram abaixo do valor máximo permissível em todos os períodos de coleta. Diante de tais resultados, a ocorrência de blooms tóxicos de cianobactérias no reservatório em estudo aponta um risco permanente de cianotoxinas em águas de abastecimento e indica a necessidade da implementação de medidas de controle das florações, visando à melhoria da qualidade da água.
Descrição: LIMA, V. H. M. de. Dinâmica de cianobactérias e cianotoxinas no reservatório hipertrófico de Tapacurá, Pernambuco. 2018. 41f. Monografia (Especialização em Gestão e Auditoria Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17879
Aparece nas coleções:I - EGAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Victor Hugo Moreira de Lima.pdfPDF - Victor Hugo Moreira de Lima15.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.