Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17889
Título: Estudo do poder adsortivo do resíduo gerado do processamento de polpas da acerola
Autor(es): Souza, Ewellyn Silva
Palavras-chave: Bioadsorção
Resíduos naturais
Purificação de resíduos
Sustentabilidade
Data do documento: 24-Ago-2018
Resumo: O Brasil é considerado um grande produtor e gerador de resíduos no segmento de fruticultura. O aproveitamento total dos alimentos vem sendo adotado por ser uma prática sustentável ecologicamente correta, devido à eficaz utilização dos recursos naturais. Os resíduos orgânicos podem ser reaproveitados, reduzindo os índices de impactos ambientais. A utilização de biomassas geradas de resíduos agrícolas como adsorventes apresenta-se como alternativa aos métodos convencionais de adsorção para purificação de corpos d’água contaminados. Esse trabalho visa buscar alternativa de reaproveitamento na forma de biomassa do resíduo da acerola. A técnica empregada para reutilização deste resíduo foi a secagem convectiva em estufa com circulação de ar e posterior adsorção para utilização em processo de separação e purificação eficaz no tratamento de efluentes com poluentes orgânicos. Empregou-se misturas com variadas concentrações de água/gasolia e tempo. Foram realizadas avaliações cinéticas, isoterma de equilíbrio e aplicação ao sistema em leito diferencial. No estudo da cinética de adsorção, foram realizados 3 experimentos, cada uma com 12 amostras de soluções com 8,6 mL; 12,0 mL e 15,6 mL de gasolina com 40mL de água. A isoterma de equilíbrio foi obtida, a partir de 10 concentrações do agente contaminante variando entre 5 a 50%. No sistema de adsorção em leito diferencial, realizou-se dois ensaios com concentrações de 5,0 e 10,0% do agente contaminante, percorrendo um tempo de até 60 minutos. Os resultados na cinética de adsorção descreveu que o bagaço adsorveu entre 45 e 80% do total do seu contaminante, em um curto tempo. Para a isoterma de equilíbrio obteve-se capacidade máxima de adsorção de 11,0 mL/g. E no sistema em leito diferencial, os estudos apresentaram resultados bastante satisfatórios em torno de 99,0% onde o bagaço adsorveu quase todo a gasolina, mostrando ser um adsorvente de grande potencial de composto orgânico para o sistema, simulando assim derrame do contaminante em corpos aquáticos garantindo uma boa performance.
Descrição: SOUZA, E. S. Estudo do poder adsortivo do resíduo gerado do processamento de polpas da acerola. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17889
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ewellyn Silva Souza.pdfPDF - Ewellyn Silva Souza13.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.