Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17892
Título: Suportando interoperabilidade de dispositivos médicos pessoais com bluetooth low energy
Autor(es): Vinhas, Geovannio Frederico de Jesus
Palavras-chave: Informação médica
Prontuário eletrônico
Dispositivos médicos pessoais
Interoperabilidade
Data do documento: 17-Ago-2018
Resumo: A incorporação dos dispositivos heterogêneos em redes de comunicação, como a rede de computadores mundial (internet), denominada como a Internet das Coisas (em inglês Internet of Things IoT), proporciona um impacto na vida cotidiana mais visível em diversas áreas. Na área de saúde, a IoT trata-se nos dispositivos médicos que estão se disseminando pelas diversas áreas do cotidiano das pessoas, proporcionando, assim, uma melhor qualidade de vida através do tratamento, monitoramento e diagnóstico continuo da saúde dos pacientes. Diante dessa situação, estão sendo fabricados imensos dispositivos médicos pelos fornecedores, porém, devido a grande quantia de diversos dispositivos, fazem com que esses dispositivos sejam incapazes de comunicarem entre si e gerando um grande problema de interoperabilidade. A tentar solucionar essa questão, estão apresentadas várias plataformas loT para facilitar o desenvolvimento de aplicações e a integração de diferentes tecnologias dos dispositivos. As plataformas IoT como o OpenICE e a UniversAAL vêm suportando diante da tecnologia de comunicação dos dispositivos, tais como Bluetooth, Wi-Fi, ZigBee e etc. Mas, com a inovação da tecnologia de comunicação que estão ganhando espaços, principalmente, nos dispositivos médicos pessoais como Bluetooth Low Energy (BLE). O OpenICE ainda não possui suporte para essa tecnologia, enquanto, a UniversAAL disponibiliza seu suporte exclusivamente através a interface de comunicação móvel. Em vista disso, o presente trabalho propõe uma abordagem para viabilizar a interoperabilidade dos dispositivos BLE nas duas plataformas sem assistência a interface de comunicação móvel. Para isso, foram desenvolvidos componentes que irão apoiar a interoperabilidade dos dispositivos médicos pessoais BLE diretamente nas duas plataformas. Além disso, foram utilizados dois dispositivos médicos pessoais BLE, como uma prova de conceito e também foram abordadas comparações categóricas nas duas plataformas como uma contribuição das futuras pesquisas.
Descrição: VINHAS, G. F. de J. Suportando interoperabilidade de dispositivos médicos pessoais com bluetooth low energy. 2018. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17892
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geovannio Frederico de Jesus Vinhas.pdfPDF - Geovannio Frederico de Jesus Vinhas181.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.