Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17893
Título: A atuação do enfermeiro na assistência ao pré-natal de baixo risco: Um relato de experiência
Autor(es): Andrade, Ellen Kattarine Felix da Silva
Palavras-chave: Saúde materno-infantil
Enfermagem obstétrica
Pré-Natal
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: A atenção básica é caracterizada como um conjunto de ações de saúde, que abrange os âmbitos individual e coletivo, realizando promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, desenvolvendo uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas. Dentre as variadas ações desenvolvidas na atenção básica, temos a assistência pré- natal, acompanhado pelo enfermeiro a gestante passa por várias consultas e processos educativos que irão ajudar na gestação saudável da mãe e do bebê. Objetivo: descrever o papel do enfermeiro, da unidade básica de saúde, no atendimento ao pré-natal, não apenas ao binômio mãe-feto, mas aos pais e a família, todos envolvidos no processo de cuidado. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, baseado na experiência do Está gio Multidisciplinar Interiorizado (EMI), realizado como componente obrigatório da grade curricular do curso de Bacharel em Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba. Relato de experiências: Durante as consultas pré-natal durante o EMI podemos realizar exame físico das gestantes, medindo altura uterina, batimentos cardiofetais (BCF), investigação de edemas, principalmente nos membros inferiores, solicitação de exames laboratoriais para gestantes iniciantes no pré-natal e para as que já estavam no terceiro trimestre. Tendo oportunidade também para a realização de educação em saúde não apenas para a gestante, mas também para os pais e familiares, que são importantes no cuidado tanto a mãe, quanto ao filho. Considerações finais: O enfermeiro é profissional essencial na atenção básica, bem como em todas as suas ações, especialmente no pré-natal, o enfermeiro é conhecedor da realidade daquela gestante, da sua família, podendo trabalhar com ações educativas em grupo e individuais em cada consulta, bem como nas visitas domiciliares, o conjunto dessas ações é essencial para que a gestação transcorra de forma saudável para a mãe e o bebê, garantindo um cuidado eficaz para ambos também no pós-parto.
Descrição: ANDRADE, E. K. F. da S. A atuação do enfermeiro na assistência ao pré-natal de baixo risco: Um relato de experiência. 2018. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17893
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ellen Kattarine Félix da Silva Andrade.pdfPDF - Ellen Kattarine Félix da Silva Andrade4.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.