Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17898
Título: Análise das escolas municipais de Ensino Fundamental de Campina Grande que atendem estudantes com deficiência
Autor(es): Souza, Liliana Dias de
Palavras-chave: Educação inclusiva
Estudantes com deficiência
Escola pública
Data do documento: 3-Ago-2018
Resumo: As atuais políticas públicas federais, voltadas à educação especial, vêm exigindo que as escolas se adequem para incluir no ensino regular estudantes com algum tipo de deficiência. Este trabalho teve o intuito de analisar escolas públicas municipais de ensino fundamental da cidade de Campina Grande – PB, que atendem estudantes com deficiências. Foram analisadas 13 escolas por meio de aplicação de questionário semiestruturado nos anos de 2012 e 2018. Observou-se avanços na inclusão e acolhimento desses estudantes o que pode ter refletido no aumento do número de matrículas da educação especial no ensino regular do município. Apesar de entre os anos de 2012 e 2018 ter havido um avanço significativo na inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais nas escolas municipais de ensino fundamental da cidade pode-se dizer que ainda há um longo caminho a ser trilhado para que a legislação atual seja cumprida, não só no que concerne ao número de matriculados como também a qualidade da educação especial para que, de fato, a mesma torne-se inclusiva.
Descrição: SOUZA, L. D. de. Análise das escolas municipais de Ensino Fundamental de Campina Grande que atendem estudantes com deficiência. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17898
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Liliana Dias de Souza.pdfPDF - Liliana Dias de Souza8.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.