Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17916
Título: Hipertrofia de adenoide – uma abordagem terapêutica na clínica odontológica: Relato de caso
Autor(es): Gondim, Ricardo de Morais
Palavras-chave: Hipertrofia de adenoide
Disjunção palatina
Ortopedia facial
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: A Hipertrofia de Adenoide está entre as principais causas da respiração oral: em todo o mundo, essa patologia tem causado severos prejuízos à saúde dos indivíduos acometidos. O objetivo deste estudo foi demonstrar a eficácia da disjunção palatina na resolubilidade do caso clínico de respiração oral, trazendo-a como outra forma de tratamento, além da adenoidectomia. O caso aqui estudado está relacionado à presença de adenoides hipertrofiadas e alterações ósseas advindas do ato da respiração oral em um paciente do gênero masculino com dez anos de idade, sendo iniciado tratamento com base na Ortopedia Facial, pela técnica da Disjunção Palatina, utilizando aparelho do tipo Hyrax, com protocolo de ativação de ¼ de volta a cada 12 horas até o travamento do parafuso. Após a separação das duas hemi- arcadas o parafuso foi ancorado e o aparelho mantido na cavidade oral servindo como contenção. Para as medições do espaço nasofaríngeo antes e após a disjunção, foi utilizada a técnica cefalométrica de McNamara. A disjunção palatina anteriorizou a maxila, porém não houve aumento da luz da nasofaringe, embora clinicamente tenha sido observado vedamento labial espontâneo sugerindo uma modulação da função respiratória. Recomenda-se dessa forma, estudos longitudinais a respeito dessa temática.
Descrição: GONDIM, R. de M. Hipertrofia de adenoide – uma abordagem terapêutica na clínica odontológica: Relato de caso. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17916
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo de Morais Gondim.pdfPDF - Ricardo de Morais Gondim14.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.