Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17918
Título: Avaliação da possível genotoxidade através da técnica de micronúcleo em indivíduos que praticam atividade física
Autor(es): Queiros, Jucianny Sabino de
Palavras-chave: Musculação
Estresse oxidativo
Genotoxidade
Data do documento: 25-Jul-2017
Resumo: O exercício físico intenso é um poderoso estímulo para promoção do estresse oxidativo em animais e humanos, estas lesões podem estar relacionado com fadiga e/ou lesões teciduais, é uma condição que exerce influência sobre o balanço entre ataque oxidativo e os mecanismos de defesa antioxidantes. Durante a prática de atividades físicas, ocorrem várias reações químicas que levam a formação de EROS (espécies reativas de oxigênio) que são oxidantes potentes e levam as lesões teciduais. Diante do exposto foi avaliado o possível efeito genotóxico em células do epitélio bucal, através do teste de micronúcleo. Foram selecionados 75 indivíduos aleatoriamente divididos em 3 grupos de 25 indivíduos cada (praticantes de musculação; praticantes de corrida e não praticantes de exercício físico). Foram analisadas células do epitélio bucal colhidas, com auxílio de uma escova tipo cytobrush. Após a colheita, as amostras foram submetidas ao processo de esfregaço. Após 24 horas, as lâminas foram coradas com giemsa durante 15 min. A análise citológica foi realizada com microscopia optica utilizando um aumento de 1000x foram observadas 2000 células por individuo. Os resultados foram submetidos ao teste-t de Student com nível de significância de 5% (P≤0,05). Nas condições testadas observou-se que a modalidade anaeróbica (musculação) apresentou maior número de micronúcleo, evidenciando assim o estresse oxidativo.
Descrição: QUEIROS, J. S. de. Avaliação da possível genotoxidade através da técnica de micronúcleo em indivíduos que praticam atividade física. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17918
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucianny Sabino de Queiros.pdfPDF - Jucianny Sabino de Queiros4.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.