Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17919
Título: Transtornos de ansiedade em adolescentes com sobrepeso ou obesidade
Autor(es): Cabral, Priscila Geovana Câmara Rodrígues
Palavras-chave: Transtorno de ansiedade
Sobrepeso
Obesidade
Adolescentes
Data do documento: 28-Jul-2017
Resumo: INTRODUÇÃO:A ansiedade é considerada um transtorno psicológico que apresenta repercussões fisiológicas no organismo, descrita através de comportamentos de esquiva, precaução e medo que antecede alguma situação e compromete a qualidade de vida do indivíduo afetado de qualquer faixa etária, inclusive na adolescência. Os mecanismos causais da ansiedade ainda são desconhecidos, no entanto, o aumento do peso tem sido associado frequentemente com os transtornos ansiosos em adolescentes. OBJETIVO: Avaliar os transtornos de ansiedade em adolescentes escolares com sobrepeso ou obesidade da rede pública de Campina Grande – PB. METODOLOGIA: Estudo transversal aninhado em estudo de intervenção, realizado com 77 adolescentes com sobrepeso ou obesidade, da rede pública de ensino do município de Campina Grande – PB, no período de outubro a dezembro de 2016. Para avaliação do estado nutricional foi realizado o cálculo do índice de massa corporal e para avaliação da ansiedade foi utilizado o Questionário para Triagem de Ansiedade Infantil (QTAI-C). A análise estatística foi realizada por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 22.0). Para associação entre o estado nutricional e os transtornos ansiosos foi realizado o teste do qui-quadrado e teste exato de Fisher, quando necessário, considerando-se o intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: Os transtornos de ansiedade foram identificados em 40,3% dos adolescentes estudados, com maior frequência entre os obesos (44,4%). Verificou-se associação significativa entre o transtorno do pânico e o sexo feminino (p<0,005). CONCLUSÃO: O resultado reforça a importância da realização de pesquisa nessa temática em adolescentes, principalmente os obesos e do sexo feminino, para o entendimento da relação transtorno de ansiedade com a obesidade.
Descrição: CABRAL, P. G. C. R. Transtornos de ansiedade em adolescentes com sobrepeso ou obesidade. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17919
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Geovana Câmara Rodrígues Cabral.pdfPDF - Priscila Geovana Câmara Rodrígues Cabral11.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.