Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17920
Título: Cinética de secagem da borra de café em estufa com circulação de ar
Autor(es): Albuquerque, Juliana Cruz
Palavras-chave: Resíduos agroindustriais
Cinética de secagem
Modelos matemáticos
Data do documento: 27-Jul-2017
Resumo: O referente trabalho estuda a cinética de secagem do resíduo borra de café. Este resíduo sólido apresenta substâncias com potencial de reutilização em diferentes processos, como extração de lipídios. Porém, devido esse resíduo possuir um elevado teor de umidade torna-se necessário diminuir a sua atividade de água, para que dessa forma evite-se a degradação química e biológica e melhore as condições de seu transporte e armazenamento. Realizou-se a secagem em estufa com circulação de ar. Os ensaios foram realizados a partir de um planejamento fatorial 2³ com três repetições no ponto central, com o objetivo de monitorar o comportamento da perda de peso do produto em função do tempo a partir das curvas de secagem. As variáveis independentes foram à temperatura de 50, 60 e 70 °C, a massa de 300, 400 e 500 g e tempo de secagem de 8, 10 e 12 horas. Observou-se que os experimentos realizados com o tempo de secagem de 8 horas não foram possíveis atingir o equilíbrio. As curvas da taxa de secagem exibem um período de aquecimento do material seguido por um longo período de taxa decrescente. De acordo, com os modelos empíricos utilizados no presente trabalho verificou-se que o modelo de Page ajustou-se melhor aos dados experimentais da cinética de secagem, apresentando o Coeficiente de Determinação maior que 99,00%. O teste de AKAIKE apresentou valores mais negativos, o valor mais negativo apresentado foi de -410,254. O Erro Padrão (SE) apresentou valores mais baixos, em que o valor mais baixo apresentado foi de 0,014. Ambos os teste apresentaram melhores resultados para o modelo de Page, quando comparados aos resultados utilizando os modelos matemáticos de Henderson & Pabis e Newton. Contudo através do estudo realizado no presente trabalho, pode-se observar que, como esperado, quanto maior a temperatura maior a taxa de secagem, dessa forma ficou evidente que os experimentos realizados com uma temperatura maior, de 70°C, apresentaram condições de armazenamento melhor, ou seja, apresentaram uma menor umidade final, se comparado com os experimentos realizados utilizando a temperatura mínima de 50°C.
Descrição: ALBUQUERQUE, J. C. Cinética de secagem da borra de café em estufa com circulação de ar. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17920
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Cruz Albuquerque.pdfPDF - Juliana Cruz Albuquerque13.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.