Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17924
Título: A inclusão do aluno com deficiência: Perspectivas da unidade escolar e o papel do cuidador
Autor(es): Soares, Raíssa Alcântara
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusão
Cuidador
Estudante com deficiência
Data do documento: 4-Jul-2017
Resumo: A escola é a primeira oportunidade que a criança tem para aprender a conviver com outras crianças fora do ambiente familiar. A educação inclusiva, busca a integração dos estudantes com deficiência, através da organização e planejamento no ambiente educacional, guiando e orientando as atividades dos alunos durante o processo de aprendizagem na aquisição dos saberes. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe, localizada no Bairro de Mangabeira VII, município de João Pessoa – PB, durante o mês de setembro de 2014. Onde foram entrevistados seis professores/cuidadores, com formação em pedagogia e biologia, atuantes no exercício de cuidador de crianças com algum tipo de deficiência na unidade escolar em que atuam,utilizando como principal critério de escolha o tempo de exercício da função de cuidador, sendo considerada a experiência acima de 12 meses o critério de escolha dos entrevistados. Com o propósito de analisar as perspectivas da unidade escolar para a realidade da inclusão do aluno com deficiência ancorada na figura do professor/cuidador. Para o levantamento dos conhecimentos dos profissionais, utilizou-se um questionário com perguntas dissertativas, onde os mesmos poderiam justificar suas respostas. E através destas verificar se a unidade escolar dispõe de infraestrutura, recursos didáticos, acessibilidade e profissionais capacitados, permitindo a inclusão desses estudantes. Os resultados obtidos mostraram que a escola dispõe desses componentes, e de profissionais capacitados para lidar com essas especialidades, e que os mesmos participam de formação continuada, com intuito de melhor se especializar, para que desenvolva cada vez mais um melhor trabalho. Mas de acordo com alguns profissionais, a escola ainda necessita de melhorias na estrutura física, e alguns objetos, como mesas para os estudantes, no que se referem ao material didático, alguns profissionais indagam a necessidade de mais investimentos, para atender a todos os tipos de deficiência presente na escola. Com essas melhorias pode-se realizar uma melhor aprendizagem e desenvolvimento das habilidades desses alunos, onde professores/cuidadores com suas técnicas e métodos podem tornar uma ação pedagógica inclusiva.
Descrição: SOARES, R. A. A inclusão do aluno com deficiência: Perspectivas da unidade escolar e o papel do cuidador. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17924
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Alcântara Soares.pdfPDF - Raissa Alcântara Soares7.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.