Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17925
Título: Uso e aplicação do SIG em estudos ambientais: Identificação dos níveis de degradação da cobertura vegetal do Sítio Gerimum no município de Cabaceiras – PB
Autor(es): Sousa, Gustavo Fontes de
Palavras-chave: Sensoriamento remoto
Degradação ambiental
Cobertura vegetal
Sistema de Informação Geográfico
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: A região semiárida é caracterizada pela baixa pluviosidade e pela sua irregularidade durante o ano, estas regiões são propensas a degradação como erosão, desertificação ou até mesmo ocupação por espécies invasoras. Dessa forma, buscou-se com este trabalho identificar os níveis de degradação ambiental na margem direita do Rio Taperoá na zona que envolve o Sitio Gerimum no município de Cabaceiras-PB, com o emprego de técnicas de Sensoriamento Remoto aplicado nas imagens de satélites Landsat 8 e CBERS 4 em estações diferentes do mesmo ano. Nesse contexto, para a análise da vegetação, e cálculo da área da cobertura vegetal, necessitou-se da utilização do software livre QGIS 2.12.3 Lyon para aplicar as técnicas de processamento digital assim como a classificação supervisionada pelo método da máxima verossimilhança para elaboração dos mapas temáticos. O mapeamento quantificou as áreas nas duas principais estações, chuvoso e seca, verificou-se que haviam divergências entre os resultados obtidos, e apesar das discrepâncias entre as áreas, com a visita de campo, foi possível observar que há compatibilidade com a classificação obtida pelas imagens e o cenário real.
Descrição: SOUSA, G. F. de. Uso e aplicação do SIG em estudos ambientais: Identificação dos níveis de degradação da cobertura vegetal do Sítio Gerimum no município de Cabaceiras – PB. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17925
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Fontes de Sousa.pdfPDF - Gustavo Fontes de Sousa21.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.