Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17926
Título: O uso do SIG como ferramenta para indicação de possíveis áreas aptas para implementação de um aterro sanitário no município de Juazeirinho-PB
Autor(es): Oliveira, Flávio Santos
Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos
Aterros sanitários
Sistema de Informação Geográfica
Geoprocessamento
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Um dos maiores problemas urbanos atuais é a disposição final inadequada dos resíduos sólidos urbanos (RSU). Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do sistema de informação geográfica (SIG) como ferramenta para indicação de possíveis áreas aptas para implementação de um aterro sanitário no município de Juazeirinho/PB, bem como avaliar se o local atual da disposição final dos RSU está adequado, visando assim a diminuição dos impactos causados por esse tipo de resíduos. Para realização desse estudo foi necessário o levantamento de dados geográficos digitais nas formas vetorial e matricial, foi delimitados os critérios normativos restritivos segundo legislação vigente, e através dos critérios restritivos foi feita a manipulação dos dados em ambiente SIG, pelo software livre QGIS versão 2.18.11, com intuito não apenas de verificar a metodologia de análise, mas também assegurar a viabilidade deste tipo de ferramenta na prática para a elaboração de mapas temáticos a cada critério restritivo, em seguida foi executada a sobreposição desses mapas temáticos para criação do mapa com todas as restrições a partir do qual foi possível visualizar as possíveis áreas adequadas, por fim foi utilizada uma metodologia com o intuito de hierarquizar as áreas pré-selecionadas a qual consiste na criação e aplicação de notas aos critérios e a partir do maior somatório destas, fo i definida a área mais apta. Assim obteve-se um mapa com as áreas de restrição e aptidão, o qual possibilitou a pré-seleção de quatro possíveis áreas aptas afim de testar a legitimidade da metodologia de hierarquização, onde constatou-se que a área pré-selecionada 1(local de disposição atual) foi a mais apta. Dessa forma os resultados mostraram a eficiência, economia, agilidade, praticidade e a precisão do SIG como uma ferramenta neste tipo de análise, e que os resultados podem ainda auxiliar e orientar a administração municipal de Juazeirinho/PB quanto a tomada de decisão.
Descrição: OLIVEIRA, F. S. O uso do SIG como ferramenta para indicação de possíveis áreas aptas para implementação de um aterro sanitário no município de Juazeirinho-PB. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17926
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávio Santos Oliveira.pdfPDF - Flávio Santos Oliveira54.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.