Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17933
Título: Contextualização dos cuidados de enfermagem relacionado ao pé diabético
Autor(es): Quintino, Solange Medeiros
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Enfermagem
Diabetes mellitus
Pé diabético
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica decorrente de defeitos na secreção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas o qual é responsável pelo equilíbrio do nível de insulina no sangue. O pé diabético é responsabilizado por um número significativo de internamentos e morbimortalidade dos portadores de diabetes mellitus, portanto a avaliação sistemática dos pés é de suma importância na identificação dos fatores de risco e na redução das chances de ulceração e amputação, considerando que o enfermeiro tem um papel muito importante na prevenção. O presente estudo possui como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre a assistência de enfermagem junto ao portador de pé diabético entre os anos de 2007-2017. Tratou-se de uma revisão integrativa.Os resultados foram baseados em 11 artigos publicados a partir do ano de 2011. Todos sendo publicados por enfermeiros. Dos periódicos, o que evidenciou maior citação de artigos sobre assistência de enfermagem e pé diabético foi a Revista Cuidado é fundamental. E o contexto mencionado nos artigos estiveram relacionados a necessidade de uma maior atuação do enfermeiro na prevenção do agravo e formação específica do enfermeiro. Há uma necessidade iminente de se voltar estudos sobre o tema para que a população portadora de diabetes consiga viver com qualidade de vida e longe de risco para amputação dos membros inferiores. Os resultados mostraram que o papel do enfermeiro é de grande relevância no tratamento e prevenção para o pé diabético. Estes profissionais devem estar sempre capacitados e treinados para prestar uma atenção integral e humanizada.
Descrição: QUINTINO, S. M. Contextualização dos cuidados de enfermagem relacionado ao pé diabético. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17933
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Solange Medeiros Quintino.pdfPDF - Solange Medeiros Quintino8.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.