Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17939
Título: Levantamento quanti-qualitativo de Ficus sp. no bairro da Conceição em Campina Grande, Paraíba
Autor(es): Barreto, Raquel Cristina Barbosa
Palavras-chave: Arborização urbana
Condições fitossanitárias
Ficus sp.
Sensibilidade ambiental
Data do documento: 23-Ago-2017
Resumo: Muitas são as vantagens da arborização, mas poucas são as cidades que possuem um planejamento satisfatório para a sua implementação. A falta de conhecimento da população que muitas vezes tem a iniciativa de arborizar ruas, praças e calçadas, sem a exata compreensão do cultivo, manejo e desenvolvimento de espécies vegetais, pode provocar prejuízos ao invés de benefícios, provocando transtornos as populações locais. Com base no exposto, este trabalho teve como objetivo realizar o inventário quali-quantitativo das espécies de Ficus sp., na arborização urbana do bairro Conceição em Campina Grande/PB. O trabalho foi realizado através de visitas in loco, sendo inventariadas todas as ruas, avenidas e praças do bairro. Foram contabilizados os indivíduos, com altura mínima de 1,8 m, sendo avaliadas as condições fitossanitárias, localização do plantio, conflitos com a fiação elétrica, diâmetro da copa e do caule, transtornos provocados à via pública e a cobertura arbórea dessas espécies para o bairro. Foram identificadas três espécies de ficus: Ficus benjamina (90%), F. microcarpa (8,75%) e F. variegata (1,25%). Constatou-se que, 76,25% dos exemplares apresentavam bom estado de conservação, 17,5% em condições regulares e 5% estavam mortos. Verificou-se que, 96,25% estão plantadas nas calçadas, 46,25% provocam danos, e 82,5% apresentavam conflito com a fiação elétrica. Com relação à cobertura verde, constatou- se uma cobertura total de 347,18m². Os resultados apontam que o bairro apresenta uma quantidade expressiva de Ficus sp., em sua maioria com bom estado de conservação, mas causando problemas de infraestrutura como a deterioração de pavimentos e confrontos com a fiação elétrica e residências. Portanto, é fundamental sensibilizar a população, assim como o poder público, estimulando-os a consciência ambiental sobre a importância da arborização urbana, pautada em um planejamento consciente, com orientações de planto e manutenção.
Descrição: BARRETO, R. C. B. Levantamento quanti-qualitativo de Ficus sp. no bairro da Conceição em Campina Grande – PB. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17939
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Cristina Barbosa Barreto.pdfPDF - Raquel Cristina Barbosa Barreto22.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.