Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17942
Título: A importância do desenvolvimento do esporte para o adolescente como inclusão social: bairro de Santa Rosa Campina Grande-PB
Autor(es): Reis, Marcio Wender Barreto dos
Palavras-chave: Inclusão social
Futebol
Esporte
Espaço urbano
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: A Geografia é uma ciência que permite uma ampla abertura de contextualizações e interações com outros víeis do conhecimento como o futebol um dos mais expressivos conjuntos do fomento cultural de nosso país que revelou nomes que se consagraram por tratar da dinâmica socioesportiva e cultural da região e do mundo, entre os quais o Pelé, o Maradona, Ronaldo “o Fenômeno”, entre outros, de investimentos por parte dos poderes dos clubes de futebol que legaram historicamente que esses foram os melhores do mundo do futebol. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objeto de estudo analisar a dinâmica do futebol para adolescente como inclusão social no espaço urbanístico no bairro de Santa. Rosa, em Campina Grande-PB, como resultado de um processo de produção num determinado momento sociocultural, em relação à determinação política e ideológica. Para entendermos esse processo da pesquisa foi preciso estabelecer os objetivos: Explicar as ações desenvolvidas no bairro de Santa Rosa; em relação ao futebol; investigar materiais empíricos e históricos relacionados ao futebol de forma geral; evidenciar o valor sociocultural dos jogos de futebol, no espaço urbano de Sta. Rosa. O estudo procura realizar uma análise da organização espacial futebolística do bairro; observando as transformações ocorridas através de projeto social de inclusão. Esse estudo justifica-se pelo lugar ser cenário de eventos sociocultural de cunho do futebolismo, os quais são motivadores dessas transformações através dos adolescentes como resultado da produção esportivas do bairro de Santa Rosa. O estudo baseia-se na pesquisa de campo com aplicação de questionário; observação de imagens do lugar sobre o futebol, bem como uma pesquisa bibliográfica acerca de seu objeto de estudo.
Descrição: REIS, M. W. B. dos. A importância do desenvolvimento do esporte para o adolescente como inclusão social: bairro de Santa Rosa Campina Grande-PB. 2018. 23p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17942
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcio Wender Barreto dos Reis.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.