Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17945
Título: Analisar e identificar os impactos ambientais no córrego 13 de Maio, em Itabaiana-PB
Autor(es): Nascimento, Viviany Maria Lima do
Palavras-chave: Espaço urbano
Resíduos sólidos e líquidos
Impactos ambientais
Data do documento: 21-Out-2018
Resumo: Os movimentos de mudança sociais ambientais no decorrer da história da humanidade refletem na realidade do espaço urbano, ocasionando problemas ambientais urbanos, que atingem principalmente as classes menos favorecidas. Este trabalho tem como objeto de estudo analisar e identificar os impactos ambientais, no córrego 13 de Maio, em Itabaiana-PB, ressalvando elementos característicos dos residentes do espaço estudado. A investigação, de caráter exploratório, realizou a coleta de materiais, através do contato com os moradores as margens do espaço pesquisado, que responderam a um questionário. Esta coleta auxiliou a análise que explicitou o fenômeno da ocupação urbana do município e, a relação entre a produção espacial e o impacto ambiental local, o que subsidiou as respostas às questões da pesquisa, através dos objetivos estabelecidos: Explicar o fenômeno dos impactos ambientais dos resíduos sólidos e líquidos descartados de forma inadequada dentro do riacho, em Itabaiana, evidenciar o valor socioeconômico dos moradores do Riacho 13 de Maio; analisar o crescimento urbano populacional; verificando as ações públicas para melhoria do espaço em questão e observando os indicadores de saúde da população residente. Fazendo-se o uso dos métodos estruturalistas com as observações de como cada fenômeno ocorre e está descrito em determinadas épocas do ano, a realidade da população que habita nessas áreas que serão destacados no método fenomenológico e investigar materiais empíricos e históricos, á estrutura urbanísticas e a estreita relação socioambiental as margens e no leito do Riacho 13 de Maio do município de Itabaiana-PB.
Descrição: NASCIMENTO, V. M. L. do. Analisar e identificar os impactos ambientais no córrego 13 de Maio, em Itabaiana-PB. 2018. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17945
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviany Maria Lima do Nascimento.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.