Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17960
Título: Necessidades de autocuidado em idosos com plegias por acidente vascular encefálico: Revisão integrativa
Autor(es): Ataíde, Tayse Cristina do Nascimento
Palavras-chave: Autocuidado
Idoso
Acidente Vascular Encefálico - AVC
Data do documento: 16-Ago-2017
Resumo: Objetivo: Identificar as principais necessidades de autocuidado que os idosos com plegias por acidente vascular encefálico apresentam. Método: Revisão integrativa realizada de fevereiro a agosto de 2017, período referente à busca, seleção, leitura, análise e apresentação dos resultados, nas bases Scielo, BVS, Medline, Pubmed, Lilacs e Cochrane, utilizando os descritores: “Idoso”, “Acidente Vascular Encefálico” e “Autocuidado”. A coleta foi realizada por meio de um formulário. Para analisar as unidades de estudo, consideraram-se os níveis de evidência e as necessidades identificadas foram organizadas em quadros e relacionadas aos domínios de autocuidado e aos sistemas da Teoria do Déficit de Autocuidado. Resultados: Obteve-se 5.012 artigos na busca inicial, sendo nove artigos selecionados. As principais necessidades de autocuidado de acordo com os domínios foram: Alimentação (adaptação da alimentação, modificação de utensílios para comer, ingestão adequada de líquidos); Eliminações (modificar horário do uso de diuréticos; elevação do vaso sanitário, adequar hábitos alimentares); Higiene (cadeiras higiênicas, privacidade, obter equipamentos de fácil acesso); Mobilidade (barras e corrimões no ambiente; locomoção com auxilio de dispositivos auxiliares; remoção de obstáculos, modificação de roupas); Transferência (auxílio de equipamentos para a transferência), Psicológica (terapia ocupacional, grupos de apoio, acompanhamento psicológico e fonoaudiólogo). Conclusão: Os idosos com plegias por acidente vascular encefálico possuem necessidades de autocuidado variadas e em distintos domínios, relacionadas ao nível de dependência para realização das atividades de vida diária, com enfoque principal nas ações relacionadas às funções motoras e psicológicas.
Descrição: ATAÍDE, T. C. do N. Necessidades de autocuidado em idosos com plegias por acidente vascular encefálico: Revisão integrativa. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17960
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tayse Cristina do Nascimento Ataíde.pdfPDF - Tayse Cristina do Nascimento Ataíde9.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.