Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17961
Título: Atuação da Enfermagem na avaliação nutricional do idoso: Revisão integrativa
Autor(es): Figuerêdo, Géssica Niedja
Palavras-chave: Idoso
Avaliação nutricional
Enfermagem
Data do documento: 17-Ago-2017
Resumo: Objetivo: identificar o processo de avalição nutricional do idoso inserindo-o como parte dos cuidados de enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura, nas bases eletrônicas da LILACS, MEDLINE e SCIELO utilizando os seguintes Descritores em Ciências da Saúde: “Avaliação Nutricional”, “Enfermagem” e “Idoso”. A pesquisa foi desenvolvida no período de janeiro a abril de 2017, e sua análise foi feita por meio da leitura criteriosa dos artigos selecionados, a disposição dos dados coletados e a discussão dos resultados. Obteve-se 3335 artigos encontrados. Entretanto, quando aplicados os critérios de inclusão, exclusão e adequação do objetivo proposto, conforme a leitura criteriosa dos mesmos totalizaram-se seis artigos para compor a amostra. Resultados: Constatou-se que, uma nutrição adequada é importante para manter-se saudável e é particularmente vital para os idosos. Investigar, por meio da avaliação nutricional, se os nutrientes estão sendo suficientes para as necessidades fisiológicas do idoso, é fundamental, visto que as alterações do estado nutricional estão relacionadas a sérios agravos para a saúde. Conclusão: À medida que os enfermeiros se envolvem mais com as intervenções e os cuidados nutricionais, melhor será o resultado da saúde dos idosos. A importância de mais estudos sobre o tema em questão é crucial, pois o aumento dessa população carece de profissionais preparados para prestarem uma assistência adequada e eficaz.
Descrição: FIGUERÊDO, G. N. Atuação da Enfermagem na avaliação nutricional do idoso: Revisão integrativa. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17961
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Géssica Niedja Figueredo.pdfPDF - Géssica Niedja Figueredo11.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.