Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17981
Título: Revisão bibliográfica do uso do óleo de Melaleuca alternifolia no tratamento da candidíase oral
Autor(es): Silva, Ranussa Fabriny Santos
Palavras-chave: Candidíase oral
Óleo essencial
Fitoterapia
Árvore do chá
Data do documento: 1-Out-2018
Resumo: Melaleuca alternifolia popularmente conhecida como Melaleuca ou árvore do chá, tem uso agrícola e farmacêutico. O óleo essencial desta espécie é obtido por arraste a vapor e a parte usada da planta são as folhas. Entre as suas principais atividades aparecem a antifúngica, cicatrizante e antibacteriana, sendo assim procurada para fins de tratamentos alternativos e despertando o interesse de pesquisadores para estudos. Desta forma, o presente estudo objetivou analisar as evidencias cientificas sobre o uso de melaleuca alternifolia , através de uma revisão bibliográfica da literatura. Foram analisados 17 artigos, sendo 3 revisão de literatura, 13 estudos in vitro e 1 in vitro e invivo. Os artigos analisados mostraram que Melaleuca alternifolia tem ação antifúngica, cicatrizante e antibacteriana contra espécies de Candida albicans da cavidade oral. Entretanto, o mecanismo de ação sobre as células microbianas são escassos e precisam ser pesquisadas, sendo assim, de suma importância novas pesquisas, devido sua utilidade fitoterápica na odontologia.Melaleuca alternifolia popularmente conhecida como Melaleuca ou árvore do chá, tem uso agrícola e farmacêutico. O óleo essencial desta espécie é obtido por arraste a vapor e a parte usada da planta são as folhas. Entre as suas principais atividades aparecem a antifúngica, cicatrizante e antibacteriana, sendo assim procurada para fins de tratamentos alternativos e despertando o interesse de pesquisadores para estudos. Desta forma, o presente estudo objetivou analisar as evidencias cientificas sobre o uso de melaleuca alternifolia , através de uma revisão bibliográfica da literatura. Foram analisados 17 artigos, sendo 3 revisão de literatura, 13 estudos in vitro e 1 in vitro e invivo. Os artigos analisados mostraram que Melaleuca alternifolia tem ação antifúngica, cicatrizante e antibacteriana contra espécies de Candida albicans da cavidade oral. Entretanto, o mecanismo de ação sobre as células microbianas são escassos e precisam ser pesquisadas, sendo assim, de suma importância novas pesquisas, devido sua utilidade fitoterápica na odontologia.
Descrição: SILVA, R. F. S. Revisão bibliográfica do uso do óleo de Melaleuca alternifolia no tratamento da candidíase oral. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17981
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ranussa Fabriny Santos Silva.pdfPDF - Ranussa Fabriny Santos Silva7.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.