Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17985
Título: Implementação do índice de pobreza hídrica na região hidrográfica do médio curso do Rio Paraíba
Autor(es): Ogata, Igor Souza
Palavras-chave: Bacias hidrográficas
Índices de sustentabilidade
Avaliação de sistemas ambientais
Índice de pobreza hídrica
Data do documento: 27-Ago-2018
Resumo: O Índice de Pobreza Hídrica é uma medida de avaliação da gestão dos recursos hídricos, segundo fatores físicos, sociais, econômicos e ambientais, através da base conceitual da pobreza hídrica, sendo constituído pelos componentes Recurso, Acesso, Capacidade, Uso, e Meio Ambiente. Neste trabalho, o Índice de Pobreza Hídrica foi implementado na Região Hidrográfica do Médio curso do Rio Paraíba para verificar o grau de pobreza hídrica desta e indicar ações prioritárias para melhorar sua condição. De acordo com a metodologia adotada foram realizadas as etapas de seleção de variáveis, normalização de variáveis, ponderação dos componentes, agregação dos componentes e classificação do índice. Na etapa de ponderação dos componentes foram necessárias duas ponderações diferenciadas, uma com a componente principal referente ao desenvolvimento sustentável e outra com a componente principal referente aos recursos hídricos. Os valores do Índice de Pobreza Hídrica resultaram em uma pobreza hídrica moderada, independentemente da forma de ponderação utilizada, sendo representativo do sistema estudo. A análise dos componentes destacou que os componentes Acesso e Capacidade apresentaram melhores resultados e os componentes Recurso, Uso e Meio Ambiente piores, indicando a necessidade de investimento prioritário na disponibilidade hídrica, melhoria da eficiência nos usos múltiplos e preservação da integridade ambiental. Sendo assim, conclui-se que o Índice de Pobreza Hídrica realizou seu papel de indicador com eficácia, apresentando uma visão abrangente do sistema através de uma abordagem simplificada e que a análise dos resultados dos componentes do Índice de Pobreza Hídrica fornece subsídios técnicos para os tomadores de decisão, guiando-os nos aspectos que devem ser priorizados no gerenciamento dos recursos hídricos.
Descrição: OGATA, I. S. Implementação do índice de pobreza hídrica na região hidrográfica do médio curso do Rio Paraíba. 2018. 67f. Monografia (Especialização em Gestão e Auditoria Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17985
Aparece nas coleções:I - EGAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Souza Ogata.pdfPDF - Igor Souza Ogata22.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.