Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17987
Título: Análise da percepção ideal e real de alunos a partir de sua imagem corporal e de indicadores antropométricos
Autor(es): Alves Filho, José Messias
Palavras-chave: Corpo
Estudante
Indicador antropométrico
Imagem corporal
Data do documento: 19-Set-2018
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar e analisar qual a autopercepção da imagem corporal de alunos do ensino médio e se esta percepção está em consonância com a sua forma corpórea real. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual na cidade de Queimadas – PB. A amostra foi composta por alunos 25 alunos, sendo 13 mulheres e 12 homens. Como critério de inclusão, os alunos deveriam estar no segundo ano do ensino médio, turno da noite, devidamente matriculados e frequentando as aulas. Para a coleta dos dados foram utilizadas medidas antropométricas, tais como, peso, altura, circunferência da cintura e do quadril e para a avaliação da percepção da imagem corporal através da escolha da silhueta, utilizou-se a escala composta por nove silhuetas proposta por Stunkard (1980), onde os estudantes olhavam a escala e elegiam a que mais se assemelhava a sua aparência corporal e em seguida aquela que era a ideal para ele. Localizei nesta pesquisa um número relativamente baixo de pessoas com sobrepeso ou obesidade, correspondendo a 28% do total de pesquisados e 25% e 30,6% para homens e mulheres respectivamente. Na avaliação de RCQ, 56% estão com risco baixo ou moderado para doenças coronarianas. Já na escolha das silhuetas a mais escolhida pelos homens foi a número 01 que representa um indivíduo muito magro, sendo a ideal segundo eles a de número 04, já as mulheres elegeram a silhueta 04 como a ideal e foi a mesma a escolhida pela maioria como ideal. Desta forma, pude concluir que a Educação Física permite ampliar discussões e metodologias utilizadas nas aulas e que o tema deste estudo se adéqua perfeitamente nos conteúdos abordados, pois a partir dele é possível fazer reflexões sobre qualidade e estilo de vida, consumismo, políticas públicas dentre outros que podem também fazer parte dos temas transversais. Ainda, a escola apresenta-se como um cenário ideal para este tipo de abordagem por ter um público bastante diversificado e onde é possível iniciar uma mudança de comportamento, buscando sempre a melhoria do bem estar físico e social dos alunos. Os resultados deste estudo precisam ser levados em consideração na busca de incentivos à prevenção e combate destes problemas de saúde e de comportamento.
Descrição: ALVES FILHO, J. M. Análise da percepção ideal e real de alunos a partir de sua imagem corporal e de indicadores antropométricos. 2018. 32f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17987
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Messias Alves Filho.pdfPDF - José Messias Alves Filho9.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.