Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17993
Título: Ação educativa acerca da hipertensão arterial sistêmica e do diabetes mellitus direcionada às pessoas com deficiência: Um relato de experiência
Autor(es): Carneiro, Ingryd Sonalle Nascimento
Palavras-chave: Educação em saúde
Diabetes mellitus
Hipertensão
Pessoas com deficiência
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de Ações educativas realizadas com pessoas com deficiência motora. Objetivo: Descrever a experiência de uma educação em saúde cujo os temas eram Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus I e II com o publico de deficientes em reabilitação na Clinica Escola de Fisioterapia na Universidade Estadual da Paraíba. Metodologia: Foram realizados duas sessões de Educação em Saúde nos dias de 29 de setembro e 13 de outubro do ano de 2016 com os temas Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial. Resultado e discussão: Constituíram-se em três momentos: avaliação diagnóstica, desenvolvimento e discursão sobre o tema, e esclarecimento de duvidas e encaminhamento para as UBS. Considerações Finais: A experiência da ação em saúde com as pessoas com deficiência motora mostrou para os extensionistas a importância da Educação em saúde, visto que ela é a principal estratégia para uma mudança de hábitos, contribuindo para uma melhora no autocuidado e na qualidade de vida. Sugere-se um desenvolvimento de outros relatos e estudos investigativos acerca do tema com as demais deficiências.
Descrição: CARNEIRO, I. S. N. Ação educativa acerca da hipertensão arterial sistêmica e do diabetes mellitus direcionada às pessoas com deficiência: Um relato de experiência. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17993
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ingryd Sonalle Nascimento Carneiro.pdfPDF - Ingryd Sonalle Nascimento Carneiro7.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.