Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17995
Título: O Programa de Simulação PhET: Uma análise dos artigos de educação química publicados em três periódicos de circulação nacional no período de 2006 a 2016
Autor(es): Eneas, Thales Maurício Sampaio
Palavras-chave: Ensino de Química
Tecnologias educacionais
Software de simulação
Data do documento: 11-Jul-2017
Resumo: A prática da docência em pleno século XXI requer dos professores um esforço maior diante da realidade tecnológica em que se vive e a divulgação em massa das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), de serem usadas nos processos educativos e principalmente no ensino de química, por se tratar de uma disciplina que tem um alto grau de abstração nos conteúdos, com conceitos complexos e de difícil compreensão. Com base nessa realidade, a presente pesquisa teve como objetivo investigar artigos publicados na Revista Química Nova na Escola, Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Química e na Revista Tecnologias na Educação, no período entre 2006 a 2016. O objeto de estudo foram artigos indexados nestes periódicos que abordassem o conteúdo de química com o uso do programa de simulação PhET. A metodologia da pesquisa trata-se de uma analise qualitativa, e a partir das pesquisas nessas revistas, pode-se diagnosticar um quantitativo de dois artigos que tratam a respeito do PhET no processo de ensino aprendizagem dos conceitos de química. Estes resultados sinalizam que os profissionais da educação vêm trabalhando de forma modesta com esse programa de simulação, no entanto é relevante destacar que esse número pode ser justificado pela falta de abordagens desse programa nos cursos de formação inicial e continuada de professores de Química.
Descrição: ENEAS, T. M. S. O Programa de Simulação PhET: Uma análise dos artigos de educação química publicados em três periódicos de circulação nacional no período de 2006 a 2016. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17995
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thales Mauricio Sampaio Eneas.pdfPDF - Thales Mauricio Sampaio Eneas5.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.