Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17998
Título: Formação de imagens em espelhos esféricos: Proposta didática a partir de uma abordagem problematizadora
Autor(es): Barbosa, Leonilson da Silva
Palavras-chave: Ensino de Física
Sequência didática
Espelhos esféricos
Abordagem problematizadora
Data do documento: 4-Ago-2017
Resumo: As dificuldades que o ensino de física enfrenta não são recentes, sendo diagnosticadas há muitos anos. A experimentação tem sido utilizada, sendo frequente a sua defesa numa perspectiva construtivista. O presente trabalho sustenta-se na ideia de que o uso de uma abordagem problematizadora, apoiada nas ideias de Delizoicov e Angotti proporcionará um ambiente escolar motivador e dinâmico. Este trabalho é de natureza qualitativa e resulta de um estudo empírico em que se trabalha com a experimentação dentro da óptica geométrica. O trabalho descreve uma proposta de atividade organizada numa sequência didática estruturada na abordagem problematizadora, com o objetivo de propor uma intervenção didática, aplicável no ensino médio, para analisar a formação de imagens conjugadas em espelhos esféricos utilizando a experimentação numa abordagem problematizadora, como estratégia metodológica. Essa atividade foi elaborada para ser aplicada em dois dias de aulas geminadas, em turmas do 2º ano do ensino médio e propõe-se a discutir as características das imagens em espelhos esféricos em três momentos pedagógicos. Os alunos utilizarão experimentos simples para análises mais aprofundadas dos espelhos esféricos envolvendo os conceitos relacionados à formação de imagens e suas características. Na abordagem proposta é possível uma maior participação dos alunos que estarão envolvidos nas atividades planejadas durante os três momentos pedagógicos. Assim, criamos essa sequência didática a fim de superar as dificuldades apresentadas na abordagem tradicional.
Descrição: BARBOSA, L. da S. Formação de imagens em espelhos esféricos: Proposta didática a partir de uma abordagem problematizadora. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17998
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonilson da Silva Barbosa.pdfPDF - Leonilson da Silva Barbosa12.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.