Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17999
Título: Ações educativas em saúde para motoristas: Relato de experiência
Autor(es): Pereira, Josilene Maciel
Palavras-chave: Saúde do homem
Educação em saúde
Enfermagem
Data do documento: 17-Ago-2017
Resumo: Introdução: Os agravos à saúde do homem são reconhecidos como problemas de saúde pública, haja visto que alguns homens buscam apenas os serviços de saúde de atenção especializada, em detrimento dos serviços de atenção primária à saúde, o que pode interferir no desenvolvimento de suas atividades cotidianas e laborais. Objetivo: Descrever as ações de educação em saúde voltadas para um público masculino atendidos em uma extensão universitária. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, realizado durante o desenvolvimento de ações de educação em saúde do projeto de extensão “Saúde do Homem: Ações e reflexões do homem no cenário do laboratório itinerante”, do departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba, composta por cinco participantes discentes e um docente. Os participantes foram exclusivamente do sexo masculino, funcionários públicos que exerciam a função de motoristas de ônibus escolar universitário. A efetivação e desenvolvimento do projeto ocorreu no período de maio de 2015 à dezembro de 2016. Relato de experiência: Foram planejados os encontros para abordagens de temas voltados à população de motoristas, como infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), cisto pilonidal, diabetes, hipertensão e hérnia de disco. Foram realizados encontros e discursões em grupos para esclarecimento de dúvidas sobre os temas propostos e para enfatizar a importância de prevenção de agravos à saúde de cada um dos participantes. Conclusão: Acredita-se que o desenvolvimento das ações de educação em saúde refletiram significativamente no aumento do conhecimento dos participantes a respeito de cada tema exposto, assim contribuiu na promoção da saúde dos mesmos, vez que esses passaram a conhecer medidas preventivas que podem evitar as doenças, ou ainda controlar os agravos das mesmas. Percebe-se que as ações de educação em saúde são importantes estratégias que devem ser utilizadas pela equipe de enfermagem para favorecer a população assistida e que se utilizada adequadamente e com uma base sólida de conhecimentos tende a promover mudanças no estilo de vida das pessoas, dessa forma contribuir para melhoria na qualidade de vida.
Descrição: PEREIRA, J. M. Ações educativas em saúde para motoristas: Relato de experiência. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17999
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josilene Maciel Pereira.pdfPDF - Josilene Maciel Pereira8.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.