Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18000
Título: A Pastoral da Criança na promoção da saúde: Uma revisão integrativa
Autor(es): Santos, Ana Cláudia Trindade dos
Palavras-chave: Promoção da saúde
Estratégia Saúde da Família
Saúde da criança
Data do documento: 14-Ago-2017
Resumo: A Pastoral da Criança é uma organização sem fins lucrativos, com objetivo de reduzir a morbimortalidade infantil, na qual voluntários realizam atividades de educação em saúde para gestantes e seus familiares e acompanham o desenvolvimento da criança nos seis primeiros anos de vida. O objetivo do estudo foi verificar, na literatura, se as ações desenvolvidas pela pastoral podem contribuir com a Estratégia de Saúde da Família na promoção da saúde das crianças. Foi realizada uma revisão integrativa que utilizou como pergunta norteadora: a Pastoral da Criança contribui com a Estratégia de Saúde da Família na promoção da saúde da criança?. A pesquisa foi elaborada, no mês de março de 2017, por meio das bases de dados, na qual foram encontrados 61 artigos na Scientific Electronic Library Online (SciELO), 20 na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e 37 na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), totalizando 140 artigos. Apenas 37 artigos foram estudados e cinco responderam à pergunta norteadora e estavam dentro dos critérios de inclusão e exclusão. Os estudos mostraram que por meio da pastoral a participação dos familiares das gestantes nas consultas de pré-natal aumentou, maior foi conhecimento das mães e/ou responsáveis na identificação de doenças e na monitorização do crescimento saudável infantil, além de que profissionais de enfermagem consideraram a parceria, da Estratégia de Saúde da Família com a pastoral, importante e efetiva na proteção contra agravos de doenças prevalentes na infância. Identificou-se poucos estudos que retratam a parceria entre a Pastoral da Criança e a Estratégia de Saúde da Família, entretanto os existentes evidenciaram que as ações desenvolvidas pela pastoral contribuíram com a promoção da saúde.
Descrição: SANTOS, A. C. T. dos. A Pastoral da Criança na promoção da saúde: Uma revisão integrativa. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18000
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cláudia Trindade dos Santos.pdfPDF - Ana Cláudia Trindade dos Santos11.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.