Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18001
Título: Fatores predisponentes de infecção genital em adolescentes do sexo feminino de uma escola pública no estado da Paraíba
Autor(es): Leite, Águida Maria de Lima Prata
Palavras-chave: Infecção genital
Prevenção de doenças
Promoção da saúde
Programa Saúde na Escola
Data do documento: 10-Ago-2017
Resumo: A adolescência é uma fase que merece atenção dos profissionais de saúde e da educação. Visto que o âmbito escolar é o local em que o tempo de permanência soma maior carga horária o mesmo passa maior parte do seu tempo, sendo o lugar propício para divulgação de ações efetivas e promotoras de saúde no que concerne às infecções do trato genital. Com isso, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção das adolescentes em relação aos fatores predisponentes às infecções do trato genital, bem como observar a atuação dos profissionais da saúde em educação no processo de prevenção e promoção da saúde no âmbito escolar do munícipio. A pesquisa tratou – se de um estudo transversal em caráter descritivo, sendo desenvolvido em duas fases. Inicialmente, com 44 adolescentes do sexo feminino de uma escola pública no estado da Paraíba com faixa etária entre 12 a 18 anos e posteriormente com 6 profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde da Família e 1 profissional de educação da referida escola. Conclui-se que as adolescentes apesar de em sua maioria conhecerem alguns desses fatores, não são eficazes no que diz respeito ao auto cuidado na prevenção dessas infecções, bem como a higiene deficiente. A partir do exposto, a formação dos profissionais de enfermagem e profissionais de educação necessita ser direcionada para os programas de orientações escolares com cuidados referentes à higiene genital, além de estudos de anatomia, fisiologia genital e fisiopatologia de enfermidades genitais em adolescentes, a fim de que os mesmos sejam protagonistas e promotores de saúde no seu âmbito social.
Descrição: LEITE, Á. M. de L. P. Fatores predisponentes de infecção genital em adolescentes do sexo feminino de uma escola pública no estado da Paraíba. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18001
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Águida Maria de Lima Prata Leite.pdfPDF - Águida Maria de Lima Prata Leite11.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.