Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18004
Título: Conteúdos de Química nos aplicativos livres do Google Play
Autor(es): Carvalho, Leonardo Lucio
Palavras-chave: Mobile learning
Aplicativos
Ensino de Química
Recursos didáticos
Data do documento: 17-Ago-2017
Resumo: As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) têm levado pesquisadores a promoverem estudos e pesquisas para proporcionar uma aprendizagem mais significativa e flexível, levando a caracterização da Mobile Learning (aprendizagem móvel) realizado por aparelhos cada vez mais sofisticados e móveis, como os smartphones (celulares inteligentes). Contudo, esses aparelhos apresentam inúmeros aplicativos com múltiplas funções que podem ser direcionados e abordados em conteúdos para o ensino-aprendizagem de química. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo analisar e realizar uma caracterização de aplicativos que podem ser usados para o ensino de química. Para isso, a pesquisa se fundamenta em pressupostos teóricos de pesquisas correlatas e que estão relacionados com a inserção de novas tecnologias digitais na educação. Em relação ao percurso metodológico, optou-se por uma pesquisa de cunho quali-quantitativo, com predominância qualitativa, dos dados obtidos. Para os procedimentos, a pesquisa foi realizada na plataforma do Google Play, onde através da palavra-chave “química” e por meio de critérios de seleção foi possível selecionar 90 aplicativos para análise. Esses aplicativos selecionados e analisados foram categorizados por conteúdos de química, foi possível também obter outras informações para análise como: o idioma, o país onde foi desenvolvido, e quanto à conexão com internet.
Descrição: CARVALHO, L. L. Conteúdos de Química nos aplicativos livres do Google Play. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18004
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Lucio Carvalho.pdfPDF - Leonardo Lucio Carvalho11.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.